Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil

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Autor(es): dc.contributorMacedo, Claudia Mara Scudelari de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorDomingues, Fernanda, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:17:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:17:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69130-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69130-
Descrição: dc.descriptionOrientação: Prof.a Dr.a Claudia Mara Scudelari de Macedo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Arte, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 26/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 217-232-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os cegos têm plenos direitos a participarem de processos seletivos públicos no Brasil. Para tanto, a esses candidatos são disponibilizadas provas em Braille e dois ledores voluntários, que descrevem oralmente todos os elementos da prova, como fórmulas matemáticas e imagens. Dentre todas as classes de imagens presentes na prova, encontram-se os mapas, que, de fundamental importância, não se limitam apenas aos conteúdos de geografia, e são fundamentais para a resolução de questões de diversas ciências abordadas nas avaliações. Pela relevância desse tipo de imagem, e observação do estado da arte, levanta-se a seguinte questão: como aprimorar o design de mapas contidos em provas de processos seletivos públicos inclusivos brasileiros, de maneira que a sua descrição oral seja acurada para candidatos cegos? A partir dessa premissa, este trabalho procura apontar recomendações para o design de mapas destinados a processos seletivos públicos tomando como base as provas realizadas entre 2009 e 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em busca de que a apresentação deste tipo de imagem possibilite uma descrição oral acurada a ser realizada pelos ledores aos candidatos cegos. Através do levantamento bibliográfico nas áreas da cartografia, design e acessibilidade, e pesquisa de campo com ledores, cartógrafos, designers e cegos, foram apontadas recomendações que, se utilizadas pelos desenvolvedores das provas, poderão apresentar mapas de fácil interpretação e descrição para os ledores, sendo assim de fácil compreensão também para os cegos que recebem a descrição, auxiliando-os na interpretação e solução das provas, assim facilitando seu acesso ao ensino superior e a cargos públicos. Após o cumprimento de todas as fases metodológicas da pesquisa, conclui-se que as recomendações mostraram-se eficientes, tendo sido possível através delas: avançar nas teorias acerca composição dos mapas; produzir novos mapas que atendam aos objetivos propostos; e gerar novas considerações sobre a maneira como essas imagens são apresentadas em processos seletivos no Brasil, através de todo o levantamento realizado a partir do ENEM. Palavras-chave: Processo seletivo, Cegos, Mapas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The blind have full rights to participate in public selective processes in Brazil. To that end, these candidates are offered Braille tests and two volunteer lenders, who orally describe all elements of the proof, such as mathematical formulas and images. Among all the classes of images present in the test are the maps, which, of fundamental importance, are not limited only to geography contents, and are fundamental for the resolution of questions of different sciences addressed in the evaluations. Due to the relevance of this type of image and the observation of the state of the art, the following question arises: how to improve the design of maps contained in evidence of Brazilian public inclusion selective processes, so that its oral description is accurate for blind candidates? Based on this premise, this paper seeks to point out recommendations for the design of maps destined to public selective processes based on the tests carried out between 2009 and 2016 of the National High School Examination (ENEM), in order that the presentation of this type of image provide an accurate oral description to be made by lenders to blind candidates. Through the bibliographic survey in the areas of cartography, design and accessibility, and field research with lenders, cartographers, designers and blinds, recommendations were made that, if used by the developers of the tests, could present maps of easy interpretation and description for the readers, thus being easy to understand also for the blind who receive the description, assisting them in the interpretation and solution of evidence, thus facilitating their access to higher education and public office. After the completion of all the methodological phases of the research, it was concluded that the recommendations were efficient, having been possible through them: to advance in theories about map composition; produce new maps that meet the proposed objectives; and generate new considerations about the way these images are presented in selective processes in Brazil, through all the survey carried out from the ENEM. Keywords: Selective Process, Blinds, Maps.-
Formato: dc.format269 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectCegos-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEM-
Título: dc.titleRecomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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