Inter-relação entre os aspectos intrapessoais, interpessoais e ambientais no comportamento ativo e sedentário de adolescentes do ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Wagner de-
Autor(es): dc.contributorReis, Rodrigo Siqueira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Edina Maria de, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:14:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:14:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69129-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wagner de Campos-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 21/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 114-125-
Descrição: dc.descriptionResumo: Modelos socioecológicos enfatizam que a atividade física é um comportamento complexo e influenciado por variáveis de diferentes níveis. Assim, o objetivo desta tese de doutorado foi analisar a inter-relação entre os aspectos intrapessoais, interpessoais e ambientais no comportamento ativo e sedentário de adolescentes do ensino médio. Foi realizado um estudo descritivo correlacional de corte transversal, com uma amostra de adolescentes pertencentes a faixa etária de 15 a 17 anos, matriculados nas turmas de ensino médio, das escolas estaduais, do período diurno, do município de Curitiba, Paraná. A seleção da amostra foi realizada a partir do processo de amostragem por estágios múltiplos. O comportamento ativo foi mensurado pela atividade física de lazer (AFL) e deslocamento ativo para escola (DAE), o comportamento sedentário (CS) pela exposição ao tempo de tela e demais períodos em repouso no dia. Os aspectos intrapessoais (autoeficácia, barreiras), interpessoais (atividade física de pais, apoio social da família e amigos) e ambientais (acesso, segurança e estrutura), para atividade física e o comportamento sedentário, foram avaliados por meio de instrumentos validados na literatura para este fim. Foi utilizado a análise descritiva para os dados de prevalência e a modelagem de equações estruturais para as análises de associações (software SPSS versão 23.0 e R versão 3.6.1). A amostra foi composta por 1984 adolescentes (feminino n=1109 - 55,9%), média de idade 16,01 anos (±0,8), 12,3% da amostra foi classificada no excesso de peso. As prevalências foram: AFL 35% vs 31,8%, DAE 36,8% vs 38,4%, CS 75,3% vs 75,8%, para meninos e meninas respectivamente. Quando avaliado a inter-relação, os efeitos diretos positivos para AFL foram: possuir elevada autoeficácia para prática de atividade física (12%) e baixa percepção de barreiras para prática de atividade física (10%). Os efeitos diretos e negativos foram: possuir pais que cumprem a recomendação de atividade física no lazer (-7%) e possuir mães com alta escolaridade (-6%). Paralelamente, os efeitos indiretos positivos foram: sexo (ser do sexo masculino) através da percepção da autoeficácia (30%) e da percepção de acesso a estruturas (8%), alta escolaridade da mãe através da percepção de autoeficácia (2%) e da percepção de acesso a estruturas (4%), alta escolaridade do pai através da percepção de acesso a estruturas (6%), estado nutricional (estar no peso normal) através da percepção de autoeficácia (5%) e da percepção de acesso a estruturas (8%). E os indiretos negativos: sexo (ser do sexo masculino) através da percepção de barreiras (-29%), alta escolaridade do pai através da percepção de barreiras para prática de atividade física (- 4%), estado nutricional (estar no peso normal) através da percepção de barreiras (-6%). Em continuidade, os efeitos diretos positivos para DAE foram: possuir pais que realizam deslocamento ativo (6%), possuir pai (3%) e mãe (5%) com alta escolaridade, perceber acesso a estruturas para prática de atividade física (16%). Efeitos diretos e negativos: receber o apoio social da família para prática de atividade física (-6%), perceber falta de segurança (-3%), estruturas e/ou manutenção para prática de atividade física como ruins (-15%). Acrescenta-se ainda os efeitos indiretos positivos: sexo (ser do sexo masculino) através da autoeficácia (30%), através da percepção de segurança (3%), e do apoio social da família (3%) e dos amigos (4%), alta escolaridade do pai através da percepção de segurança (6%) e alta escolaridade da mãe através do apoio recebido da família para praticar atividade física (8%), estado nutricional (estar no peso normal) através da elevada autoeficácia (5%), do apoio recebido da família (3%), da percepção de acesso a estruturas (8%) e da percepção de segurança (4%). E os efeitos indiretos negativos: possuir mães com alta escolaridade através da percepção de segurança (-5%). Posto isso, sobre o CS: pais com alta escolaridade (7%) teve efeito direto e positivo, pais que cumprem a recomendação de atividade física no lazer (-9%) e adolescentes que percebem locais como seguros (-5%) teve efeito direto e negativo. E os efeitos indiretos positivos foram: sexo (ser do sexo masculino) e escolaridade do pai através da boa percepção sobre as estruturas e menutenção dos locais disponíveis para praticar atividade física (18% e 10%, respectivamente), estado nutricional (estar no peso normal) e alta escolaridade da mães através da percepção sobre acesso à locais (8% e 4%, respectivamente). Abordagens socioecológicas podem ser promissoras no aumento da AFL, DAE e na redução do CS. Por outro lado, o estudo demonstra que existe um papel indireto das características da amostra (sexo, estado nutricional, escolaridade dos pais) nas percepções intrapessoais, interpessoais e ambientais que podem explicar importantes mecanismos do efeito na AFL, DAE e CS. Palavras-chaves: atividade física. deslocamento ativo para escola. comportamento sedentário. modelo socioecológico. adolescentes.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Socioecological models emphasize that physical activity is a complex behavior influenced by variables of different levels. Thus, the aim of this doctoral dissertation was to analyze the interrelationship between intrapersonal, interpersonal and environmental aspects in the active and sedentary behavior of high school adolescents. Therefore, a cross-sectional descriptive study has been conducted with a sample of adolescents from 15 to 17 years old, enrolled in daytime state high schools of the municipality of Curitiba, Parana. The sample selection was performed from the multi-stage sampling process. Active behavior was measured by leisuretime physical activity (LPA) and active commuting to school (ACS); sedentary behavior (SB) by exposure to screen time and other rest periods in day. The intrapersonal (self-efficacy, barriers), interpersonal (physical activity of parents, social support of parents and friends) and environmental (access, safety and structure), physical activity and sedentary behavior aspects were evaluated using validated instruments in the literature for this purpose. Descriptive analysis was used for prevalence data and structural equation modeling for association analysis (software SPSS version 23.0 and R version 3.6.1). The sample consisted of 1984 adolescents (female n = 1109 - 55.9%), mean age 16.01 years (± 0.8), 12.3% of the sample was classified as overweight. The prevalence's were: LPA 35% vs 31.8%, ACS 36.8% vs 38.4%, SB 75.3% vs 75.8%, for boys and girls respectively. When assessing the interrelationship, the direct positive effects for LPA were: having high self-efficacy for physical activity (12%) and low perception of barriers to physical activity (10%). The direct and negative effects were: having parents who comply with the recommendation of leisure-time physical activity (-7%) and having highly educated mothers (-6%). In parallel, the positive indirect effects were: sex (being male) through the perception of self-efficacy (30%) and the perception of access to structures (8%), the mother's high level of education through the perception of self-efficacy (2%) and perception of access to structures (4%), father's high level of education through perception of access to structures (6%), nutritional status (being at normal weight) through perception of self-efficacy (5%) and perception of access to structures (8%). And the negative indirect: sex (being male) through the perception of barriers (-29%), high level of education of the father through the perception of barriers to physical activity (- 4%), nutritional status (being at normal weight ) through the perception of barriers (-6%). In parallel, the direct positive effects for ACS were: having parents who make active displacement (6%), having father (3%) and mother (5%) with high schooling, perceiving access to structures for physical activity (16% ). Direct and negative effects: receiving social support from the family for physical activity (-6%), perceiving lack of security (-3%), structures and / or maintenance for physical activity as bad (-15%). The indirect positive effects are also added: sex (being male) through self-efficacy (30%), through the perception of security (3%), and social support from family (3%) and friends (4% ), high schooling of the father through the perception of security (6%) and high schooling of the mother through the support received from the family to practice physical activity (8%), nutritional status (being at normal weight) through high self-efficacy (5% ), the support received from the family (3%), the perception of access to structures (8%) and the perception of security (4%). And the negative indirect effects: having mothers with high schooling through the perception of security (-5%). That said, about the SB: parents with a high level of education (7%) had a direct and positive effect, parents who comply with the recommendation of leisure-time physical activity (-9%) and adolescents who perceive places as safe (- 5%) had an effect direct and negative. And the positive indirect effects were: sex (being male) and father's education through a good perception of the structures and maintenance of the places available to practice physical activity (18% and 10%, respectively), nutritional status (being in weight normal) and high schooling of mothers through the perception of access to places (8% and 4%, respectively). Socio-ecological approaches can be promising in increasing LPA, ACS and reducing SB. On the other hand, the study demonstrates that there is an indirect role for sample characteristics (sex, nutritional status, parental education) in intrapersonal, interpersonal and environmental perceptions that may explain important mechanisms of the effect on LPA, ACS and SB. Key words: physical activity. active commuting to school. sedentary behavior. socioecological model. adolescents-
Formato: dc.format155 p. : il. (algumas color.).-
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Palavras-chave: dc.subjectAtividade física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Título: dc.titleInter-relação entre os aspectos intrapessoais, interpessoais e ambientais no comportamento ativo e sedentário de adolescentes do ensino médio-
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