A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

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Autor(es): dc.contributorSchwendler, Sonia Fátima, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSantos, Aline Nunes dos, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69091-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69091-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sonia Fátima Schwendler-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 129-135-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa está inserida no debate das políticas de formação de educadores para atuar na especificidade do contexto do campo, tendo como foco a diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, locus dessa pesquisa, é um curso que forma educadores de distintos territórios para atuar nas escolas do campo. Em busca de compreender como a diversidade socioterritoral dos sujeitos do campo se insere no Projeto Político e Pedagógico, bem como qual a importância dessa diversidade no processo de formação dos educadores, optou-se por analisar quatro turmas em formação: Turma Albert Einsten, localizada no Assentamento Contestado, no município da Lapa; Turma Flor do Vale, localizada no município de Cerro Azul; Turma Paulo Freire, localizada no município de Adrianópolis e Turma Guará, localizada em Matinhos, no Setor Litoral- UFPR. Realizou-se uma pesquisa empírica por meio de observação das atividades educativas das quatro turmas no Tempo Universidade, assim como a realização de entrevistas com os estudantes e educadores com base nos parâmetros metodológicos da História Oral, especificamente da História de Vida. Atrelada às entrevistas, desenvolveu-se uma pesquisa documental por intermédio do Projeto Político Pedagógico do Curso, buscando compreender o processo histórico das políticas públicas para formação de educadores do campo e o contexto da criação do curso. São discutidas as potencialidades e os desafios institucionais da Pedagogia da Alternância e o regime de Itinerância que possibilitaram a abertura das turmas em diferentes territórios. Na LECAMPO - UFPR/Setor Litoral, a formação de educadores em diversos territórios ocorre por meio do diálogo entre a proposta pedagógica/currículo e os sujeitos que a compõem. A Agroecologia figura como a expressão comum da luta para viver e resistir nos territórios e comunidades, tornando-se o eixo integrador das turmas envolvidas. Palavras-chave: Educação do Campo. Licenciatura em Educação do Campo. Diversidade socioterritorial. Agroecologia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is part of the debate on the policies for teachers training to act in the specificity of the rural areas context, with focus on the socio-territorial diversity of the subjects in the countryside. The Degree in Rural Education at the Federal University of Paraná - Setor Litoral, a place of this research, is a course that trains educators from different territories to work in rural schools. In order to understand how the socio-territorial diversity of the subjects in the countryside is inserted in the Pedagogical Political Project of the Course and what is the importance of this diversity in the teacher training process, we chose to analyze four classes in training: Turma Albert Einsten, located in the Contestado Settlement, in Lapa; Turma Flor do Vale, in Cerro Azul; Turma Paulo Freire, in Adrianópolis and Turma Guará, located in Matinhos, in the Litoral Sector - UFPR). An empirical research was carried out by observing the educational activities of the four classes at University Time, as well as conducting interviews with students and educators based on the methodological parameters of Oral History, specifically Life History. Linked to the interviews, a documentary research was carried out based on the Political Pedagogical Project of the Course, seeking to understand the historical process of public policies for training rural educators and the context of the creation of the Course. The potentialities and institutional challenges of the Pedagogy of Alternation and the Itinerancy regime that enabled the opening of classes in different territories are discussed. At LECAMPO - UFPR/Setor Litoral, the training of educators in different territories occurs from the dialogue between the pedagogical/curriculum proposal and the subjects that compose it, and Agroecology becomes the common expression of the struggle to live and resist in territories and communities, becoming the integrating axis of the classes involved. Keywords: Education for rural areas. Degree in Rural Education. Socio-territorial diversity. Agroecology.-
Formato: dc.format135 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectCamponeses - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPopulação rural - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral-
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