Trajetórias, famílias e capitais : os agentes homenageados na nomenclatura de escolas estaduais em Curitiba (1985-2009)

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Autor(es): dc.contributorGoulart, Mônica Helena Harrich Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia-
Autor(es): dc.creatorPodlasek, Luciana, 1972--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:17:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:17:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69039-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mônica Helena Harrich Silva Goulart-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 11/05/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 162-190-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escola é uma instituição complexa, carregada de contradições. No Brasil, a história das instituições escolares é marcada por profundas dificuldades de democratização dos direitos, o que muitas vezes é o reflexo das expressivas e históricas desigualdades sociais existentes no país. No presente trabalho, analisamos alguns mecanismos que permitem a reprodução destas desigualdades dentro do espaço escolar, especificamente no que se refere ao estabelecimento da nomenclatura de certas instituições. Para tanto, trabalhamos com um recorte espacial que engloba a cidade de Curitiba, enfocando as escolas estaduais de grande porte, ou seja, aquelas que atendiam um público discente igual ou maior do que mil alunos no ano de 2018. O recorte temporal abarca os anos entre 1985 e 2009, período inserido na fase da redemocratização brasileira, com baliza final na data mais recente de inauguração de uma escola estadual na capital paranaense. Trabalhamos de antemão com a hipótese de que os processos de nomeação das instituições escolares que compõem o referido recorte, são permeados por mecanismos de dominação elitista, entendendo que as elites integram um grupo complexo de agentes que acumulam, reconvertem e reproduzem capitais individuais e familiares por gerações, desde o período colonial. Nesse sentido, os conceitos de Pierre Bourdieu nos serviram como referencial teórico, bem como os estudos mais recentes da prosopografia, propostos por autores como Ricardo Costa de Oliveira, e demais pesquisadores contemporâneos. As análises foram centradas na contextualização dos espaços escolares estudados, no levantamento das biografias individuais dos agentes homenageados, na interpretação das biografias coletivas pelo método prosopográfico, e na investigação da legislação vigente nos processos de nomeação. As fontes consultadas abarcaram registros advindos de arquivos de imprensa, documentos oficiais, comunicações verbais, além de outros recursos que contribuíram para o levantamento de informações. O resultado final da pesquisa apontou para a confirmação da hipótese inicial, com o levantamento de dados e a composição da análise explicativa atestando o caráter elitista embutido na escolha da nomenclatura das escolas que compõem do recorte. Palavras-chave: Escola, Capitais, Curitiba, Classe Dominante Tradicional, Família.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The school is a complex institution, full of contradictions. In Brazil, the history of school institutions is marked by deep difficulties in the democratization of rights, which is often a reflection of the expressive and historical social inequalities that exist in the country. In the present work, we analyze some mechanisms that allow the reproduction of these inequalities within the school space, specifically with regard to the establishment of the nomenclature of certain institutions. For this purpose, we work with a spatial approach that encompasses the city of Curitiba, focusing on large state schools, that is, those that attended a student audience equal to or greater than a thousand students in the year 2018. The time frame covers the years between 1985 and 2009, a period inserted in the Brazilian redemocratization phase, with the final goal on the most recent date of the inauguration of a state school in the capital of Paraná. We worked beforehand with the hypothesis that the naming processes of the school institutions that make up this section are permeated by mechanisms of elitist domination, understanding that the elites are part of a complex group of agents that accumulate, convert and reproduce individual and family capital through generations since the colonial period. In this sense, Pierre Bourdieu's concepts served us as a theoretical framework, as well as the most recent studies of prosopography, proposed by authors such as Ricardo Costa de Oliveira, and other contemporary researchers. The analyzes were centered on the contextualization of the studied school spaces, on the survey of the individual biographies of the honored agents, on the interpretation of collective biographies by the prosopographic method, and on the investigation of the legislation in force in the nomination processes. The consulted sources included records from press files, official documents, verbal communications, in addition to other resources that contributed to the collection of information. The final result of the research pointed to the confirmation of the initial hypothesis, with the collection of data and the composition of the explanatory analysis attesting to the elitist character embedded in the choice of nomenclature of the schools that make up the clipping. Keywords: School, Capitals, Curitiba, Traditional Ruling Class, Family-
Formato: dc.format254 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas - História-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectElites (Ciências sociais) - Brasil - História-
Título: dc.titleTrajetórias, famílias e capitais : os agentes homenageados na nomenclatura de escolas estaduais em Curitiba (1985-2009)-
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