Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo

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Autor(es): dc.contributorRiechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia-
Autor(es): dc.creatorTelaska, Tatiele dos Santos, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69035-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi-
Descrição: dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digital-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humaas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 25/05/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O nascimento pré-termo é um fator de risco para o desenvolvimento com impacto na cognição, memória, motricidade, linguagem e comportamento, no entanto, pouco se sabe sobre a cognição social e funções executivas nessa população. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a associação entre Funções Executivas e Cognição Social em escolares nascidos pré-termo comparando-os com a termo. A amostra foi composta por escolares (n=82) matriculados em duas escolas públicas, de 8 a 12 anos, de ambos os sexos, divididos em grupo controle (n=50, nascidos a termo) e grupo propósito (n=32, nascidos pré-termo). Para alcançar o objetivo foram realizados três estudos transversais: o Estudo I avaliou o desempenho da cognição social em escolares; o Estudo II analisou as Funções Executivas, com foco no controle inibitório, flexibilidade cognitiva e memória operacional em escolares nascidos pré-termo e a termo; o Estudo III demonstrou a associação entre Funções Executivas e Cognição Social em escolares nascidos pré-termo e a termo). Foram utilizados o Questionário sociodemográfico/econômico, Teste dos Cinco Dígitos (FDT), Teste de Classificação de Cartas Wisconsin (WCST), Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC), Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV), Inventário de Comportamentos para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos versão brasileira do Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL), Bateria de Avaliação Computadorizada de Reconhecimento de Emoções (BACRE-I). Os resultados evidenciaram a diferença de idade no reconhecimento de emoções e percepção social, melhores taxas de reconhecimento para alegria e com estímulos vocais e dinâmicos. Não houve diferença significativa entre os grupos a termos e pré-termo nas funções executivas. A pesquisa revelou correlações entre percepção social, percepção emocional, memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva e idade gestacional. Palavras-chave: Reconhecimento de Emoções. Percepção social. Pré-termo. Função Executiva. Memória operacional. Inibição.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Preterm birth is a risk factor for development with an impact on cognition, memory, motor skills, language and behavior, however, little is known about social cognition and executive functions in this population. The objective of the present study was to demonstrate the association between Executive Functions and Social Cognition in schoolchildren born preterm by comparing them with term children. The sample consisted of students (n = 82) enrolled in two public schools, 8 to 12 years old, of both sexes, divided into a control group (n = 50, born at term) and a purpose group (n = 32, born preterm). To achieve the objective, three cross-sectional studies were carried out: Study I evaluated the performance of social cognition in schoolchildren; Study II analyzed Executive Functions, focusing on inhibitory control, cognitive flexibility and working memory in students born preterm and full term; Study III demonstrated the association between Executive Functions and Social Cognition in students born preterm and full term). The Sociodemographic / Economic Questionnaire, Five Digit Test (FDT), Wisconsin Card Classification Test (WCST), Children's Social Skills Multimedia System (SMHSC), Wechsler Child Intelligence Scale (WISC-IV), Inventory of Behaviors for children and adolescents from 6 to 18 years old Brazilian version of the Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL), Computerized Battery for Emotion Recognition (BACRE-I). The results showed the age difference in the recognition of emotions and social perception, better recognition rates for joy and with vocal and dynamic stimuli. There was no significant difference between the term and preterm groups in executive functions. The research revealed correlations between social perception, emotional perception, working memory, inhibitory control and cognitive flexibility and gestational age. Keywords: Recognition of Emotions. Social Perception. Child development. Preterm. Emotions. Executive Function. Operational Memory. Inhibition. Social Skills-
Formato: dc.format113 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria social cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectEmoçoes e cogniçao-
Palavras-chave: dc.subjectRecém-nascido-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Título: dc.titleFunções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo-
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