A relação entre o caminhar e o desenho urbano no contexto da valorização do automóvel : estudo avaliativo da Ponta d'Areia em São Luís - MA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Cristina de Araújo, 1955--
Autor(es): dc.contributorMacedo, Mariano de Matos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Natália Pereira, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:12:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:12:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68945-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Cristina de Araújo Lima-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Mariano de Matos Macedo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 23/10/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 151-156-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Dinâmicas Urbanas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta é uma dissertação para obtenção do título de Mestre que busca entender o significado do caminhar a partir das características do Desenho Urbano na Ponta D'areia em São Luís (MA). Para tal, a metodologia adotada consistiu em analisar de maneira integrada física e socialmente, por meio da associação de métodos qualitativos e quantitativos. Tendo adotado o método observacional, tem-se como principal instrumento de pesquisa uma Planilha de Pesquisa de Campo para tabulação dos atributos dos espaços públicos que se relacionam diretamente com a percepção dos pedestres. Para registro de levantamento in loco, utilizam-se fotos, tabelas e mapeamentos comparativos. Por fim, a partir do processamento de dados levantados em campo observou-se que muitos aspectos da Caminhabilidade no trecho são desfavoráveis aos pedestres, especialmente quanto a acessibilidade das calçadas e a segurança das ruas. Palavras-Chave: Caminhabilidade. Mobilidade Urbana. Desenho Urbano. São Luís (Maranhão).-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research has the aim to obtain the title of Master of Science degree. The purpose of this study seeks to understand the meaning of walk from the characteriscs of Urban Desing of Ponta D'areia in São Luís. To do so, the adopted methodology consisted of a physical and social integrated analisys, using both qualitative and quantitative methods in association with each other. Having adopted the observational method, the mainly used research instrument is a Field Research Spreadsheet in order to tabulate the public spaces atributes which relate directly with pedestrian perception. Photographs, tables and mapping are used in order to create a on-site record. Lastly, from the processing of data collected in the field, it was observed that many aspects of Walkability are unfavorable to pedestrians, especially regarding the accessibility of sidewalks and the safety of streets. Keywords: Walkability. Urban Mobility. Urban Design. São Luís (Maranhão).-
Formato: dc.format174 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Urbano e Regional-
Título: dc.titleA relação entre o caminhar e o desenho urbano no contexto da valorização do automóvel : estudo avaliativo da Ponta d'Areia em São Luís - MA-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.