Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cristina de Araújo, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Macedo, Mariano de Matos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Natália Pereira, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68945 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68945 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Araújo Lima | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador: Prof. Dr. Mariano de Matos Macedo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 23/10/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 151-156 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Dinâmicas Urbanas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta é uma dissertação para obtenção do título de Mestre que busca entender o significado do caminhar a partir das características do Desenho Urbano na Ponta D'areia em São Luís (MA). Para tal, a metodologia adotada consistiu em analisar de maneira integrada física e socialmente, por meio da associação de métodos qualitativos e quantitativos. Tendo adotado o método observacional, tem-se como principal instrumento de pesquisa uma Planilha de Pesquisa de Campo para tabulação dos atributos dos espaços públicos que se relacionam diretamente com a percepção dos pedestres. Para registro de levantamento in loco, utilizam-se fotos, tabelas e mapeamentos comparativos. Por fim, a partir do processamento de dados levantados em campo observou-se que muitos aspectos da Caminhabilidade no trecho são desfavoráveis aos pedestres, especialmente quanto a acessibilidade das calçadas e a segurança das ruas. Palavras-Chave: Caminhabilidade. Mobilidade Urbana. Desenho Urbano. São Luís (Maranhão). | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research has the aim to obtain the title of Master of Science degree. The purpose of this study seeks to understand the meaning of walk from the characteriscs of Urban Desing of Ponta D'areia in São Luís. To do so, the adopted methodology consisted of a physical and social integrated analisys, using both qualitative and quantitative methods in association with each other. Having adopted the observational method, the mainly used research instrument is a Field Research Spreadsheet in order to tabulate the public spaces atributes which relate directly with pedestrian perception. Photographs, tables and mapping are used in order to create a on-site record. Lastly, from the processing of data collected in the field, it was observed that many aspects of Walkability are unfavorable to pedestrians, especially regarding the accessibility of sidewalks and the safety of streets. Keywords: Walkability. Urban Mobility. Urban Design. São Luís (Maranhão). | - |
Formato: dc.format | 174 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Urbano e Regional | - |
Título: dc.title | A relação entre o caminhar e o desenho urbano no contexto da valorização do automóvel : estudo avaliativo da Ponta d'Areia em São Luís - MA | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: