Educação patrimonial : uma análise da percepção do patrimônio cultural em áreas urbanas e rurais do litoral do Paraná

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Autor(es): dc.contributorKashiwagi, Helena Midori, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorMattozo, Andressa, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68923-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Helena Midori Kashiwagi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Graduação em Gestão Imobiliária-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção do patrimônio cultural material e imaterial em alunos de escolas municipais de Paranaguá (área rural) e estaduais de Matinhos (área urbana). O embasamento teórico segue a base legal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2013) onde considera que a Educação Patrimonial é o compartilhar de conhecimento entre as pessoas, visando a compreensão e transformação de uma realidade, que resulte em ações educativas para preservação de um patrimônio cultural. Nesse sentido, concebe-se a Educação Patrimonial os processos educativos que primam pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas. A metodologia utilizada para análise dos dados coletados foi o método Kozel (2001) para a interpretação dos signos nos mapas mentais. Na coleta solicitou-se para as crianças representarem por meio de desenho sua percepção sobre patrimônio material e imaterial. Os mapas mentais foram analisados e levantados os signos mais incidentes sobre a percepção sobre patrimônio. Verificou-se certa limitação na noção de patrimônio, o que nos leva a acreditar que o isolamento geográfico seja um fator limitador na percepção da criança sobre os aspectos da cidade. Essa pesquisa nos leva a concluir que existe muito trabalho a ser desenvolvido na questão da Educação Patrimonial nas escolas municipais seja em área rural e em área urbana.-
Formato: dc.format39 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio público-
Palavras-chave: dc.subjectCivismo-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social - Aspectos ambientais-
Título: dc.titleEducação patrimonial : uma análise da percepção do patrimônio cultural em áreas urbanas e rurais do litoral do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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