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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Mattozo, Andressa, 1976- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:13:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:13:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68923 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Helena Midori Kashiwagi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Graduação em Gestão Imobiliária | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção do patrimônio cultural material e imaterial em alunos de escolas municipais de Paranaguá (área rural) e estaduais de Matinhos (área urbana). O embasamento teórico segue a base legal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2013) onde considera que a Educação Patrimonial é o compartilhar de conhecimento entre as pessoas, visando a compreensão e transformação de uma realidade, que resulte em ações educativas para preservação de um patrimônio cultural. Nesse sentido, concebe-se a Educação Patrimonial os processos educativos que primam pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas. A metodologia utilizada para análise dos dados coletados foi o método Kozel (2001) para a interpretação dos signos nos mapas mentais. Na coleta solicitou-se para as crianças representarem por meio de desenho sua percepção sobre patrimônio material e imaterial. Os mapas mentais foram analisados e levantados os signos mais incidentes sobre a percepção sobre patrimônio. Verificou-se certa limitação na noção de patrimônio, o que nos leva a acreditar que o isolamento geográfico seja um fator limitador na percepção da criança sobre os aspectos da cidade. Essa pesquisa nos leva a concluir que existe muito trabalho a ser desenvolvido na questão da Educação Patrimonial nas escolas municipais seja em área rural e em área urbana. | - |
Formato: dc.format | 39 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social - Aspectos ambientais | - |
Título: dc.title | Educação patrimonial : uma análise da percepção do patrimônio cultural em áreas urbanas e rurais do litoral do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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