Atividades didáticas de parasitologia de apoio ao ensino aprendizagem em Ciências e Biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Ingrid de, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:37:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:37:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68919-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : As parasitoses acometem populações humanas no mundo todo, sendo um problema de saúde coletiva. As crianças, especialmente em idade escolar, são as mais atingidas pelas enteroparasitoses e isso ocorre pelo contato constante de uma criança com outras crianças infectadas e das condições precárias de higiene. Atividades didáticas adequadas para o processo de ensino/aprendizagem na educação básica (ensino de Ciências e Biologia), além de contribuir para a educação como um todo, podem provocar mudanças nos hábitos de higiene dos estudantes e na qualidade de vida das pessoas no seu entorno. O objetivo do presente trabalho é contribuir com a elaboração de um material didático de parasitologia em apoio ao ensino de Ciências e Biologia. Foram inventariadas 10 atividades, onde algumas passaram por adaptações por não apresentarem os requisitos elencados na presente pesquisa e também analisados 21 livros didáticos, buscando-se avaliar como o tema "Parasitologia" é abordado nos mesmos. Alguns livros, mesmo sendo sugeridos pelo PNLD, não apresentaram todos os prérequisitos de forma satisfatória. É inquestionável a importância da figura do professor no processo de ensino-aprendizagem, bem como a disponibilidade de atividades didáticas complementares que extrapolem aquelas contidas no livro didático.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleAtividades didáticas de parasitologia de apoio ao ensino aprendizagem em Ciências e Biologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.