Mapeamento semântico da construção da autoria no ensino médio

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Autor(es): dc.contributorWachowicz, Teresa Cristina, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorLima, Lorena Izabel, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:16:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:16:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68902-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Teresa Cristina Wachowicz-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 15/10/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM avalia uma propriedade ainda inconsistente e frágil dentre os critérios de correção da redação: a autoria, conceito naturalmente espinhoso nos gêneros discursivos em geral (POSSENTI, 2009). Nos documentos que orientam a avaliação de redação do ENEM (INEP, 2017; 2018), tal conceito é apresentado de maneira imprecisa e incompleta por desconsiderar as peculiaridades semânticas do gênero discursivo avaliado e que, como se demonstra neste trabalho, incidem diretamente sobre a construção da autoria. Já foi observado por Adam (2011) e Wachowicz (2008, 2010) que os tipos textuais expositivo e agumentativo apresentam regularidades semânticas inerentes a cada um deles. Partimos da hipótese de que a redação estilo ENEM apresenta regularidades semânticas prototípicas do gênero que incidem sobre a noção de autoria, que estará associada ao maior ou menor controle de tais regularidades por parte do estudante. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo central investigar a presença de construções semânticas prototípicas ao longo do processo de aprendizagem do gênero discursivo redação ENEM, relacionando-as com a noção de autoria. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em uma metodologia documental, por meio da geração e coleta de textos de uma turma de 29 alunos de concluintes do Ensino Médio do Curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná - Campus União da Vitória, entre os anos de 2017 e 2018. Devido à temporalidade alongada da geração de dados esta pesquisa tem caráter longitudinal, na qual foram produzidos 260 textos a partir de seis temáticas diferentes. Deste grupo maior, foram selecionados para compor o corpus desta tese apenas os textos dos participantes que realizaram todas as seis propostas de redação ao longo do período. Ao final foram analisados os textos de seis participantes, sobre três das temáticas, produzidas em três intervalos de tempos diferentes. Para fundamentar as análises, utilizamos o conceito de autoria em textos escolares descrito por Possenti (2002, 2009), ao qual acrescentamos os traços semânticos ligados aos tipos textuais predominantes na prova: expositivo e argumentativo. A Semântica Referencial (FREGE,1978; CHIERCHIA, 2003) tem espaço privilegiado para subsidiar a análise das regularidades semânticas por descrever fenômenos presentes nos textos, como referência genérica, sentença genérica (MÜLLER, 2002), tempo e aspecto gramatical e aspecto lexical (CASTILHO, 2012; VENDLER,1967; WACHOWICZ e FOLTRAN, 2006). Além destes fenômenos, ao longo da geração do corpus, a pressuposição semântica (CHIERCHIA, 2003; GOLDNADEL, 2004; MCNALLY; KENNEDY, 2005) apareceu com constância nas redações, de modo que foi incorporada aos critérios de análise. Dentre as conclusões desta pesquisa pode-se apontar que: 1) cada regularidade semântica está associada não apenas ao tipo textual, mas a um dos elementos da proposta de redação (tema, intervenção e interlocutor); 2) a autoria no gênero está ligada ao controle das regularidades semânticas a partir da aprendizagem dos tipos textuais e da percepção da presença do Outro na escrita, como prevê Garcez (1998); 3) à medida que ocorre a apropriação do gênero, o número de sentenças genéricas diminui, ao passo que a presença de verbos modais aumenta. Palavras-chaves: Redação do ENEM. Semântica Referencial. Autoria. Escrita. Análise linguística.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The National High School Exam - ENEM evaluates a still inconsistent and fragile property among the wording correction criteria: authorship, a naturally spiny concept in discursive genres in general (POSSENTI, 2009). In the documents that guide ENEM's writing evaluation (INEP, 2017; 2018), such concept is presented inaccurately and incompletely because it disregards the semantic peculiarities of the discursive genre evaluated and which, as shown in this paper, directly affect the construction of authorship. It has been observed by Adam (2011) and Wachowicz (2008) that the expository and argumentative textual types have semantic regularities inherent in each type. We assume that such regularities affect the notion of authorship presented by ENEM, so that authorship will be associated with greater or lesser control of such regularities by the student. Therefore, this research aims to map the semantic features of the construction of authorship along the learning process of the discourse genre ENEM model writing, with a view to refining the understanding on the subject. This is a qualitative approach research, based on a documentary methodology, through the generation and collection of texts of a group of 29 students from high school graduates of the Informatics Technical Course integrated with the High School of the Federal Institute of Paraná - União da Vitória Campus, between 2017 and 2018. Due to the elongated temporality of data generation, this research has a longitudinal character, in which 260 texts were produced from six different themes. From this larger group, only the texts of the participants who made all six essay proposals throughout the period were selected to compose the corpus of this thesis. At the end, the texts of six participants were analyzed, about three of the themes, produced in three different time intervals. To support the analysis, we use the concept of authorship in school texts described by Possenti (2002, 2009), to which we add the semantic features linked to the predominant textual types in the test: expository and argumentative. Referential Semantics (FREGE, 1978; CHIERCHIA, 2003) has privileged space to support the analysis of semantic regularities by describing phenomena present in texts, such as generic reference, generic sentence (MÜLLER, 2002), time and grammatical aspect and lexical aspect (CASTILHO , 2012; VENDLER, 1967; WACHOWICZ and FOLTRAN, 2006). Besides these phenomena, over the course of the corpus generation, the semantic presupposition frequently appeared in the essays, reason why it became part of the analysis criteria. Among the conclusions of this research, they indicate that 1) each semantic regularity is associated not only to the textual type, but to one of the elements of the writing proposal (theme, intervention and interlocutor); 2) authorship in the genre is linked to the control of semantic regularities from the learning of textual types and the perception of the presence of the Other in writing, as predicted by Garcez (1998); 3) As gender appropriation occurs, the number of generic sentences decreases, while the presence of modal verbs increases. Keywords: ENEM writing. Referential Semantics. Authorship. Writing. Linguistic Analysis.-
Formato: dc.format[194] p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectSemantica-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise linguística (Linguística)-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleMapeamento semântico da construção da autoria no ensino médio-
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