A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico

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Autor(es): dc.contributorAires, Joanez Aparecida, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSouza, Isis Lidiane Norato de, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68899-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Joanez Aparecida Aires-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 106-110-
Descrição: dc.descriptionResumo: A leitura da História da Ciência tendo por base a epistemologia de Fleck, pode contribuir para a compreensão de como um fato científico foi construído, uma vez que permite observar como cada cientista contribuiu para a construção daquele fato, a partir de um mesmo Coletivo e Estilo de Pensamento, sendo o fato científico estudado nesta pesquisa a Ligação Covalente. O objetivo deste estudo consistiu em analisar quais foram os pressupostos, fatores e contextos científico e histórico, os quais definem um Estilo e um Coletivo de Pensamento, que levaram Linus Pauling a construir sua compreensão sobre a 'Natureza da Ligação Química'. Utilizou-se para tanto a pesquisa documental, sendo os dados constituídos a partir de fontes primárias, tais como correspondências, áudios, vídeos, artigos científicos históricos, manuscrito etc., disponíveis no sítio eletrônico da Universidade Estadual de Oregon. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica para levantamento de Fontes Secundárias pela ferramenta "current bibliography", para pesquisas em História da Ciência. Para a análise das Fontes Primárias e Secundárias, utilizou-se epistemologia de Ludwik Fleck (1891-1961). Foram percebidos os conceitos Fato Científico, Protoideia, Coletivo de Pensamento, Estilo de Pensamento e Circulação Intercoletiva de Ideias no processo de construção da história da ligação covalente. Consideramos que Linus Pauling circulou por dois Coletivos e Estilos de Pensamento quanto aos saberes científicos, sendo um relacionado à estrutura da ligação química e outro em relação à teoria quântica, muito influente na Ciência do século XX. Linus Pauling recebeu influências dos químicos Gilbert Lewis, Arthur Amos Noyes e Irving Langmuir para formalizar um novo Estilo de Pensamento, ou seja, para a compreensão do par de elétron compartilhado, representando a emergência do conceito de ligação covalente. Ademais, a noção de valência foi uma ideia pré-científica para a ligação química e posterior, ligação covalente. Linus Pauling utilizou a teoria quântica para explicar a ligação química, e deste estudo obteve a compreensão sobre hibridização e ressonância, conceitos que foram aceitos no Coletivo de Pensamento dos químicos até a década de 1950, quando surgiu a rival teoria do Orbital Molecular. Palavras-chave: Ludwik Fleck 1. Ligação Química 2. Linus Pauling 3. Ligação Covalente 4. Gilbert Lewis 5.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The reading of History of Science, with on the basis of Fleck's Epistemology presentes good potential for understanding how the historiography on historical facts was constructed. Above all, this reading allows us to observe as each scientist contributes to be construction of that fact, from a same Collective and Style of Thought. The scientific fact studied in this research was interpreted as covalent bond. This research had purpose to analyzed the presupposed, factors and scientific and historical context that made Linus Pauling construct his contribution to understanding of the Nature of Chemical Bond. We used the documentary research and the instruments used were the primary sources, such as correspondence, áudios, vídeos, papers, manuscript etc., available on the Oregon State University website. A bibliography search was also used to survey Secundary Sources using the "current bibliography" tool, for research in History of Science. The Ludwik Fleck's epistemology was used for the analysis of Primary and Secundary Sources. The concepts Scientific Fact, Protoideas, Collective of Thought, Style of Thought and Intercollective Circulation of Ideas were observed in the process of construction the history of the covalent bond. We consider that Linus Pauling circulated through two Collectives and Styles of Thoughts, one related to the structure of the Chemical Bond and another in relation to quantum theory, very influential in Science of the twentieth century. Thus, it can expand the valence rules, which contributed to the construction of the Bond Theory. Linus Pauling was influenced by chemists Gilbert Lewis, Arthur Amos Noyes and Irving Langmuir and thus, formalize a new Style of Thought, that is to understanding the shared-electron pair, representing the emergence of the concept of covalent bond. Furthermore, the notion of valence was a pre-scientific idea for chemical bond and later, for covalent bond. Linus Pauling used quantum theory to explains the chemical bond, and this research he understood about hybridization and resonance, concepts that were accepted in the chemistry Collective of Thought until the 1950s, when the rival Molecular Orbital Theory appeared. Keywords: Ludwik Fleck 1. Chemical Bond 2. Linus Pauling 3. Covalent Bond 4. Gilbert Lewis 5-
Formato: dc.format117 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Título: dc.titleA construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico-
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