Desenvolvimento de produto cosmético para manutenção da barba

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Autor(es): dc.contributorZanin, Sandra Maria Warumby, 1954--
Autor(es): dc.contributorMiguel, Marilis Dallarmi, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas-
Autor(es): dc.creatorJaigobind, Susan Amaral, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68897-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68897-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Warumby Zanin-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Marilis Dallarmi Miguel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Defesa : Curitiba, 25/05/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 106-117-
Descrição: dc.descriptionResumo: O mercado brasileiro ocupa o segundo lugar no ranking de consumo mundial de produtos cosméticos masculinos. Isto se deve à naturalidade que o homem contemporâneo apresenta em lidar com os cuidados de beleza na construção de sua imagem, fazendo com que as linhas de produtos masculinos, especialmente de cuidados com a barba, se destaquem cada vez mais nas prateleiras do varejo. A barba é um traço de dimorfismo sexual, vista culturalmente como sinal de beleza e atratividade, e desta forma o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um produto cosmético para sua manutenção. Na primeira etapa realizou-se um levantamento dos produtos veiculados no varejo pertencentes ao segmento. Em paralelo foi feito um estudo observacional analítico transversal, realizado por meio de um instrumento online que questionava os participantes acerca de hábitos de consumo e demandas sobre produtos para barba. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes não está satisfeita com os produtos atualmente disponíveis, que se caracterizam majoritariamente por shampoos. A aplicação do instrumento revelou anseio por produtos capazes de solucionar foliculite e aspecto estético dos pelos faciais. Fragrância agradável, boa espalhabilidade e capacidade de hidratação também foram elencadas como características primordiais na opinião dos participantes. De posse destes conhecimentos, a segunda etapa do trabalho focou no desenvolvimento de um veículo gel-creme para a formulação. A escolha da melhor proporção do espessante hidroxietilcelulose (HEC) foi orientada por ensaio reológico (teste oscilatório de varredura de tensão) e pela avaliação da espalhabilidade associada à triagem sensorial, que identificaram a concentração de 0,5% HEC como a mais adequada. A estabilidade físico-química do veículo foi demonstrada por meio de um protocolo de 90 dias em que foram avaliados parâmetros como pH, densidade e aspecto visual. Paralelamente foram escolhidos como ativos para a formulação: óleo de melaleuca, óleo de amêndoas e fragrância. Os ativos foram individualmente nanoencapsulados por meio de nanoprecipitação com o polímero policaprolactona. Os três nanosistemas apresentaram partículas com tamanho médio próximo de 200 nm, distribuição homogênea, e potencial zeta próximo de -30mV. Desta forma, na terceira etapa do trabalho os três ativos nanoencapsulados foram incorporados ao veículo gel-creme na proporção de 1% cada. A presença dos ativos foi evidenciada através de microscopia eletrônica de varredura, e a estabilidade físico-química do produto final foi confirmada através de um protocolo de 30 dias. A comparação dos resultados de pH, densidade e espalhabilidade possibilitou reconhecer a conservação das características físico-químicas do veículo frente à adição dos ativos nanoencapsulados. O produto final também foi submetido ao challenge-test, confirmando a eficácia de seu sistema conservante. Por fim, a análise de custo permitiu verificar que o produto desenvolvido poderia ser comercializado em uma faixa de preço compatível à encontrada atualmente no varejo, a qual é condizente com o valor de compra disposto pela maioria dos participantes que responderam ao instrumento. Desta forma, conclui-se que este trabalho foi capaz de desenvolver um produto cosmético para a manutenção da barba que se mostrou estável perante os parâmetros físico-químicos e microbiológicos preconizados pelos órgãos oficiais de saúde. Palavras-chave: cosméticos masculinos; barba; veículo gel-creme; nanocápsulas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The Brazilian market currently ranks second in world consumption of male cosmetic products. This is due to the naturalness in which contemporary man presents himself in dealing with beauty care in the construction of his image. Within this context, beard care product lines are increasingly prominent on retail shelves. Beard is a trait of sexual dimorphism, culturally seen as a sign of beauty and attractiveness. Based on these principles, the present research aimed to develop a cosmetic product for beard maintenance. In the first stage, a survey was carried out among retail beard products, on parallel to an observational analytical cross-sectional study, carried out through an online instrument that questioned the participants about consumption habits and demands of beard products. The results showed that most participants are not satisfied with the products available, which are mainly characterized by shampoos. The application of the instrument revealed a desire for products capable of solving folliculitis and aesthetic appearance of facial hair. Pleasant fragrance, good spreadability and hydration capacity were also listed as essential characteristics in the opinion of the participants. With this knowledge, the second stage of the work focused on the development of a cream-gel vehicle for the formulation. The choice of the best proportion of thickner hydroxyethylcellulose (HEC) was guided by a rheological test (dynamic oscillatory shear test) and by the evaluation of spreadability associated with sensory screening, which identified the concentration of 0.5% HEC as the most appropriate. The physical-chemical stability of the vehicle was demonstrated through a 90-day protocol in which parameters such as pH, density and visual aspect were evaluated. At the same time, tea tree oil, almond oil and fragrance were chosen as active ingredients for the formulation. The assets were individually nanoencapsulated through nanoprecipitation with polycaprolactone polymer. The three nanosystems presented particles with an average size close to 200 nm, homogeneous distribution, and zeta potential close to -30mV. Thus, in the third stage of the work, the three nanoencapsulated assets were incorporated into the gel-cream vehicle in the proportion of 1% each. The presence of the assets was evidenced through scanning electron microscopy, and the physical-chemical stability of the final product was confirmed through a 30-day protocol. The comparison of the pH, density and spreadability results made it possible to recognize the conservation of the vehicle's physicochemical properties when adding nanoencapsulated assets. The final product was also subjected to a challenge-test, confirming the effectiveness of its preservative system. Finally, the cost analysis made it possible to verify that the developed product could be sold in a price range compatible with the current range found in retail, which is consistent with the purchase price set by the majority of participants who responded to the instrument. Thus, it can be concluded that this research was able to develop a cosmetic product for the maintenance of beard that proved to be physicallychemically and microbiologically stable in the face of the parameters recommended by the official health agencies. Keywords: male cosmetic product; beard; cream-gel vehicle; nanocapsules.-
Formato: dc.format125 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos-
Palavras-chave: dc.subjectHomens-
Palavras-chave: dc.subjectFarmácia-
Título: dc.titleDesenvolvimento de produto cosmético para manutenção da barba-
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