As interações entre leitores na seção The long read do The Guardian : entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas

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Autor(es): dc.contributorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Keyse Caldeira de Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:14:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:14:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68888-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Claudia Quadros-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 16/04/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 134-138-
Descrição: dc.descriptionResumo: As interações entre leitores e sites dos jornais impressos ganharam novos contornos ao longo das últimas duas décadas. Esta pesquisa pretende compreender como é feita a condução e a articulação da comunidade on-line de leitores em um dos maiores jornais do mundo, o britânico The Guardian. O foco está nas interações entre leitores da seção de jornalismo de profundidade (intitulada The long read) no site e de que forma essas participações são estimuladas e conduzidas pelo jornal para conquistar e manter a audiência ativa. Propõe-se identificar os tipos de interação; o estudo da política editorial de moderação do jornal; a demonstração de como ocorre a apropriação do espaço de comentários pelos leitores e a construção dialógica coletiva. A base teórica deste trabalho articula conceitos como a dinâmica das interações (THOMPSON, 2008/2019; FRAGOSO, 2001), audiências ativas (MASIP et al., 2015), política editorial de moderação (DOMINGO, 2015) e jornalismo long-form (LONGHI; WINQUES, 2015). Para esta análise foram escolhidas as reportagens long read eleitas entre as melhores do ano pelo The Guardian. Foram selecionados os textos que tiveram maior número de comentários de leitores - um texto por ano (entre 2015 a 2017). A avaliação dos comentários foi realizada por meio de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Para tanto, foram selecionadas as três caixas de discussão por texto/ano com o maior número de comentários, entre as dez que tiveram mais recomendações pelos leitores. Para esta análise foram computados 400 comentários. A partir da análise desses materiais, abre-se a possibilidade de compreensão sobre o quanto a articulação da política editorial de moderação do The Guardian repercute nos níveis de engajamento e lealdade e na natureza da interação entre os leitores na seção The long read. Palavras-chave: Jornalismo digital. Audiências ativas. Política editorial de moderação. Interação. The Guardian.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Interactions between readers and websites of print newspapers have gained new contours over the past two decades. This research aims to understand how the online reader community is conducted and articulated in one of the largest newspapers in the world, The Guardian. The focus is on interactions between readers of the indepth journalism section (titled The Long Read) on the site and how these engagements are stimulated and led by the newspaper to engage and keep the audience active. It is proposed to identify the types of interaction; the study of the newspaper's moderation editorial policy; the demonstration of how readers' appropriation of the commentary space occurs and the collective dialogical construction. The theory articulates concepts such as the dynamics of interactions (THOMPSON, 2008/2019; FRAGOSO, 2001), active audiences (MASIP et al., 2015), moderation editorial policy (DOMINGO, 2015) and long-form journalism (LONGHI; WINQUES, 2015). For this analysis were chosen long read reports voted among the best of the year by The Guardian. We selected the texts that had the highest number of reader comments - one text per year (from 2015 to 2017). The commentaries are analysed using the methodological technique of Content Analysis, by Laurence Bardin (2016). For this, were selected the three discussion boxes per text/year with the highest number of comments, among the ten that had the most recommendations by readers. For this analysis, 400 comments were computed. From the analysis of these materials, it opens up the possibility of understanding how the articulation of The Guardian's moderation editorial policy impacts the levels of engagement and loyalty and the nature of interaction between readers in The long read section. Keywords: Digital journalism. Active audiences. Moderation editorial policy. Interaction. The Guardian.-
Formato: dc.format145 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo digital-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Título: dc.titleAs interações entre leitores na seção The long read do The Guardian : entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas-
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