A mobilidade urbana sob o viés da (in)justiça socioambiental e da saúde coletiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBueno, Roberto Eduardo 1973--
Autor(es): dc.contributorPontes, Daniele Regina, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Társia Louane Batista da, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68876-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68876-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roberto Eduardo Bueno-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Daniele Regina Pontes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 28/04/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 70-75-
Descrição: dc.descriptionResumo: A cidade, além de ser o cenário das transformações sociais, constitui elemento essencial nos processos que nela ocorrem, e que determinam as condições de vida e situações de saúde de diferentes grupos socioeconômicos. Dentre a infinidade de componentes da produção e do uso das cidades, a mobilidade urbana é um fundamental, na medida que atende a necessidade humana de circular, alcançar o que necessita, conhecer cenários e contextos, e se reconhecer e reconstruir a partir deles. Sobre a mobilidade incide um discurso hegemônico de desenvolvimento que é essencialmente econômico, socioambientalmente injusto e extremamente prejudicial para a saúde dos grupos desfavorecidos social, econômica e politicamente. Esse desenvolvimento é sustentado pela desigualdade social, visto que para algumas classes desfrutarem dos bônus do uso e da produção do espaço urbano, a outras são direcionados os ônus. Esse trabalho propõe uma multiplicidade de olhares sobre as iniquidades socioambientais e sanitárias da mobilidade urbana, de forma a contextualizá-las no desenvolvimento urbano. Tem-se como objetivo analisar os aspectos teórico-conceituais da mobilidade urbana, sob o viés dos constructos da (in)justiça socioambiental e da saúde coletiva, sua inserção no contexto histórico do modelo de desenvolvimento em que as cidades brasileiras estão inseridas, e seus impactos entre diferentes grupos socioeconômicos. De um modo geral, foi realizada a análise bibliográfica de trabalhos científicos que permeiam a mobilidade urbana e de informações qualitativas e quantitativas imprescindíveis à compreensão da temática. Ademais, a partir da interpretação e integração dos dados e informações obtidas, analisou-se os movimentos históricos vivenciados no Brasil relacionados à temática da mobilidade urbana, com o intuito de verificar a articulação realizada para a integração da multiplicidade de grupos de atores na busca de formulação de políticas públicas e propostas de ação. Em segundo plano, buscou-se a compreensão sobre as origens e o contexto de desenvolvimento da mobilidade urbana no transcurso do tempo, bem como sua natureza e magnitude, inserida em um contexto histórico e comparativo. De forma subsidiária, analisou-se textos e informações provenientes de meios de comunicação como jornais, revistas, relatórios, gráficos, tabelas, dados quantitativos, entre outros. O resultado desta pesquisa mostrou que a soma de perspectivas sobre um mesmo fator permite uma melhor compreensão do quadro geral. Foram reconhecidas iniquidades socioambientais e sanitárias no campo da mobilidade urbana, foi identificado como processos políticos e econômicos as constituem, e foi apresentada a possibilidade de transformá-los, por meio de políticas públicas democráticas, saudáveis e sustentáveis defendidas pelo Estado de bem-estar social. Apesar do esforço empregado na pesquisa, trata-se de um estudo que suscita novas pesquisas diante da infinidade de olhares sobre a mobilidade e a cidade, imprescindível dentro das interfaces interdisciplinares da justiça socioambiental e da saúde coletiva para a formulação de políticas públicas intersetoriais e equitativas. Palavras-chave: Cidade; Mobilidade Urbana; Saúde Coletiva; Políticas Públicas; Justiça Socioambiental.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The city, besides being the scenery of social changes, is an essential element in the processes that occur in it, and determine the living conditions and health situations of different socioeconomic groups. Among the infinity of components of the production and use of cities, urban mobility is essential, as it attends the human need to circulate, achieve what it needs, know scenarios and contexts, and recognize and reconstruct themselves from them. Focuses on the mobility a hegemonic development discourse that is essentially economic, socioenvironmentally unjust and extremely harmful to the health of socially, economically and politically disadvantaged groups. This development is supported by social inequality, since for some classes enjoy the bonuses of the use and production of urban space, the risks and damages are directed for others. This work proposes a multiplicity of views on the socio-environmental and health inequities of urban mobility, in order to contextualize them in urban development. The objective is to analyze the theoretical and conceptual aspects of urban mobility, under the bias of the socio-environmental (in) justice and collective health theories, their insertion in the historical context of the development model in which Brazilian cities are inserted, and their impacts between different socioeconomic groups. In general, a bibliographic analysis of scientific works that permeate urban mobility and qualitative and quantitative information essential to the understanding of the theme was carried out. Furthermore, from the interpretation and integration of the data and information obtained, the historical movements experienced in Brazil related to the theme of urban mobility were analyzed, with the aim of verifying the articulation carried out to integrate the multiplicity of groups of actors in the search for formulation of public policies and action proposals. In the background, we sought to understand the origins and context of the development of urban mobility over time, as well as its nature and magnitude, inserted in a historical and comparative context. In a subsidiary way, texts and information from media such as newspapers, magazines, reports, graphs, tables, quantitative data, among others, were analyzed. The result of this research showed that the sum of perspectives on the same factor allows a better understanding of the general picture. Socio-environmental and health inequities were recognized in the field of urban mobility, they were identified as the political and economic processes that constitute them, and the possibility of transforming them was presented, through democratic, healthy and sustainable public policies defended by the welfare state. Despite the effort used in the research, it is a study that raises new research in view of the infinity of views on mobility and the city, essential within the interdisciplinary interfaces of socio-environmental justice and public health for the formulation of intersectoral and equitable public policies. Keywords: City; Urban mobility; Collective Health; Public policy; Social and Environmental Justice-
Formato: dc.format75 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Título: dc.titleA mobilidade urbana sob o viés da (in)justiça socioambiental e da saúde coletiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.