Alfabetização científica no primeiro ano do ensino fundamental : os indicadores presentes nas falas dos alunos a partir de experiências no ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo, Sérgio, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Simone de Biasi, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68868-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68868-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 09/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ensino de Ciências é importante para os estudantes dos anos iniciais da escolarização, trata de assuntos que despertam a curiosidade, por fazer relação com questões cotidianas e principalmente por auxiliar estes estudantes no entendimento sobre como a sociedade e a ciência transformam o mundo. É fundamental para o desenvolvimento da cidadania nos estudantes. Há diferentes formas de trabalhar as Ciências nos anos iniciais, como por exemplo, experimentos, investigações, explorando diversos ambientes, utilizando publicações científicas, vídeos e livros didáticos. O maior objetivo do ensino de Ciências é a alfabetização científica (AC). Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Curitiba, tendo como objetivos, promover o início da alfabetização científica com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, analisar como esta sequência de aulas pode favorecer o processo de AC e perceber quais indicadores da AC emergem da fala dos estudantes. Foi realizada uma sequência de atividades, experiências, pesquisas, entrevistas, receitas e discussões sobre o tema proposto. A constituição dos dados deu-se através de gravações e registros escritos, e a análise foi realizada por meio dos indicadores da AC propostos pelas autoras Carvalho e Sasseron (2008). Consideramos que esta sequência de atividades contribuiu e foi significativa para a motivação e aprendizagem dos estudantes. Observamos que os indicadores da alfabetização científica: organização e seriação de informações, levantamento de hipóteses, previsão, justificativa, explicação e raciocínio lógico puderam ser observados nas falas destes estudantes. Entendemos que o ensino de Ciências, pensado a partir de um tema relevante aos estudantes, associado com experiências e outras atividades investigativas promovem o processo da alfabetização científica. Palavras-chave: Ensino de Ciências 1. Indicadores de Alfabetização Científica 2. Experiências 3.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The teaching of Science is important for students in the beginning of their schooling, it arouses curiosity, to be related to everyday issues and specially to support the students to understand how society and science change the world. It's fundamental for the students to develop their citizenship. There are different ways of working Science during the first years, for example, experiments, research, exploring various environments, using scientific publication, videos and didactic book. The main goal of the Science teaching is the scientific literacy (SL). This qualitative research was conducted with students studying the first year of Elementary School in a municipal school located in Curitiba, having as purpose, promote the beginning of scientific literacy with students in the Elementary School, analize how this sequence of classes can favor the SL process and understand wich SL indicators emerge from the speech of the students. A sequence of activities has been conducted, as well as, experiences, researches, interviews, recipes and discussions on the proposed subject. The building of data happened through sound recordings and written records, and the analysis was done through indicators of the scientific literacy, which were proposed by the authors Carvalho and Sasseron (2008). This sequence of activities has contributed and has also been significant to motivate the students' learning. We observed that the scientific literacy indicators: organization and serialization of information, hypothesis survey, justification forecast, explanation an logical reasoning can be observed in the students' statements. We understand that the Science teaching must be based on significant issues for the students, which associated with experiences and other exploratory activities, promotes the scientific literacy process and helps to develop a critical and active citizen, both in the society where he lives and in the global society. Keywords: Science teaching 1. Indicators of the scientific literacy 2. Experiences 3.-
Formato: dc.format[152] p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias - Estudo e ensino-
Título: dc.titleAlfabetização científica no primeiro ano do ensino fundamental : os indicadores presentes nas falas dos alunos a partir de experiências no ensino de ciências-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.