O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta como narrativa enciclopédica : saberes e práticas de uma cultura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChagas, Pedro Dolabela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorAleixo, Sandra Elis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:16:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:16:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68866-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pedro Dolabela Chagas-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 12/11/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 174-179-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho estuda o Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, como obra representativa do gênero Narrativa Enciclopédica ou Enciclopédia Ficcional, conforme as concepções de Edward Mendelson (1976ab) e Hilary Clark (2011), respectivamente. O objetivo geral visa a situar o livro dentro da história literária do Brasil, como marco e monumento legítimos da cultura nacional. Para tanto, a leitura orienta-se sob a perspectiva da pluralidade como traço peculiar da narrativa, focalizando sobretudo a descrição e a análise dos diversos gêneros e estilos que a compõem. Nesse sentido, evidenciam-se os traços da épica moderna pertinentes à composição do Romance, pautando-se, principalmente, nas teorias de Anazildo Silva e Franco Moretti. Também, como configuradores da obra como Narrativa Enciclopédica ou Enciclopédia Ficcional, acentuam-se aspectos de diversos outros gêneros, mais particularmente, da novela de cavalaria e do romance de aventuras, do romance burguês, do Bildungsroman, da sátira menipeia e do ensaio, valendo-se dos escritos de Sigismundo Spina, Saraiva e Lopes, Heitor Megale, Lukács, Moretti, Bakhtin e Adorno, entre outros. O estudo focaliza ainda os modos de elaboração poética, como o recurso ao intertexto e à metalinguagem, além da integração entre estilo popular e erudito da literatura e outras artes, como a xilogravura, em uma clara evocação ao Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna. De fato, a análise do Romance, respaldada por tal variedade de princípios teóricos, amplia e aprofunda significativamente as reflexões acerca da narrativa, comprovando sua filiação ao gênero enciclopédico ficcional. Circunscrito a tal estatuto, o Romance d'A Pedra do Reino eleva-se como obra fundamental da cultura brasileira, ainda que represente o Brasil como extensão da região nordeste, mais precisamente do sertão. Neste espaço geográfico e neste espaço literário, localiza-se uma gama de conhecimentos, crenças e práticas de todo um povo, permitindo identificar as perspectivas ideológicas que os norteiam. O sertão, neste caso, desvelado sob diversas faces, e seus habitantes manifestam-se a modo de metonímia de um Brasil afirmado por Suassuna como o Brasil real, apreendido pelo viés de uma arte que une o erudito ao popular, evidenciando que, por intermédio do reconhecimento e da valorização de um povo, de sua cultura e de suas práticas, é possível construir uma Nação. Palavras-chave: Narrativa Enciclopédica. Cultura popular. Cultura brasileira. Pluralidade de gêneros e estilos. Brasil real.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work studies the Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, by Ariano Suassuna, as representative of Encyclopedic Narrative or Fictional Encyclopedia genre, according to the conceptions of Edward Mendelson (1976ab) and Hilary Clark (2011), respectively. The general objective is to place the book in the Brazilian literary history, as an authentic symbol and monument of national culture. Therefore, its reading is guided from the perspective of plurality as a peculiar feature of the narrative, focusing mainly on the various genres and styles' description and analysis. Thus, the modern epic's relevant traits to the Romance's composition are evidenced, based on Anazildo Silva and Franco Moretti's theories principally. Also, aspects of several other genres are emphasized as configurators of the book as Encyclopedic Narrative or Fictional Encyclopedia. More particularly, the quest romance, the bourgeois novel, the Bildungsroman, the menipeean satire and the essay are studied by the conceptions of Sigismundo Spina, Saraiva and Lopes, Heitor Megale, Lukács, Moretti, Bakhtin and Adorno, among other authors. The thesis also emphasizes literary creation, in reference to the intertext and metalanguage's use. Furthermore, the integration between popular and erudite literature and other arts, such as xylograph, in a clear evocation of Ariano Suassuna's Armorial Movement is accentuated in the text. In fact, the analysis of the Romance, supported by such a variety of theoretical principles, expands and deepens the reflexions about it, proving its close relation with the fictional encyclopedic genre. Thereby, the Romance d'A Pedra do Reino rises as a fundamental work of Brazilian culture, even though it represents Brazil as an extension of the northeast region, more precisely the backlands. A range of knowledge, beliefs and practices of a nation is located in these geographical spot and literary space, allowing to identify the ideological perspectives that guide them. The backlands, in this case, unveiled under different faces, and its folk manifest themselves as a metonym of a Brazil described by Suassuna as the authentic Brazil, apprehended from the perspective of an art that unites the erudition to the popular, showing that, through recognizing and valuing a people, their culture and their practices, it is possible to construct a Nation. Keywords: Encyclopedic Narrative. Popular culture. Brazilian culture. Plurality of genres and styles. Authentic Brazil.-
Formato: dc.format179 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleO Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta como narrativa enciclopédica : saberes e práticas de uma cultura-
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