Classes de comportamentos básicos constituintes da atuação de um terapeuta analítico-comportamental derivadas a partir de um manual de psicoterapia analítica-funcional

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Autor(es): dc.contributorDe Luca, Gabriel Gomes, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Bruna dos Santos, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68865-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68865-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 28/06/2019-
Descrição: dc.descriptionResumo: Em um programa de ensino cujo objetivo é desenvolver comportamentos, e não apenas "transmitir conteúdo", o primeiro passo é caracterizar o comportamento-objetivo, seguido de identificar os comportamentos intermediários necessários para a realização de determinada atividade. Isso também pode ser aplicado no ensino de terapia, como a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), na qual o objeto de intervenção são os aspectos constituintes da própria relação terapêutica. Existem cinco regras que orientam o agir do terapeuta para fazer funcionar o processo terapêutico de acordo com essa modalidade. Como essas regras são abrangentes, o objetivo deste trabalho foi identificar as classes de comportamentos constituintes da intervenção segundo a FAP. Essa identificação foi realizada a partir do capítulo "Técnica Terapêutica: As Cinco Regras" (Tsai, Kohlenberg, Kanter, & Waltz, 2011). O procedimento foi constituído por 12 etapas que incluem a identificação e derivação de componentes de classes de comportamentos e nomes de classes de comportamentos, além da avaliação, padronização e organização desses nomes de acordo com classes gerais de comportamentos. O resultado foi 492 nomes de classes de comportamentos, que foram distribuídos entre a classe geral conceituar fenômenos e processos comportamentais e aspectos da FAP e as seis classes gerais de intervenção do profissional psicólogo (Botomé, Kubo, Mattana, Kienen, & Shimbo, 2003). As classes gerais de comportamentos para as quais foram atribuídas maior quantidade de nomes de classes de comportamentos foram: conceituar fenômenos e processos comportamentais e aspectos da FAP (179) e executar intervenções terapêuticas (176), seguidas de planejar intervenções terapêuticas (51), caracterizar necessidades de intervenções terapêuticas (42), avaliar intervenções terapêuticas (36) e aperfeiçoar intervenções terapêuticas (8). Em relação à classe geral de intervenção profissional "comunicar descobertas de intervenções" não foram atribuídos nomes de classes de comportamentos. Esses dados aumentam o grau de clareza a respeito das classes de comportamentos a serem apresentadas pelo terapeuta FAP ao intervir terapeuticamente de acordo com essa modalidade de terapia, especialmente em relação a executar intervenções terapêuticas analítico-comportamentais. Em relação a execução de intervenções, ainda, os dados sugerem maior quantidade e especificações de classes de comportamentos relacionadas a evocar CRBs do cliente. Os resultados aumentam a probabilidade de construção de programa de contingências para desenvolver comportamentos constituintes da classe geral de comportamentos "intervir terapeuticamente de acordo com as regras da FAP". Em adição, é incentivado o desenvolvimento de outros trabalhos de especificações de classes de comportamentos, especialmente relacionados a avaliar intervenções terapêuticas, aperfeiçoar intervenções terapêuticas e comunicar descobertas derivadas de intervenções terapêuticas, a fim de aumentar a clareza a respeito do que as constitui e, consequentemente, a probabilidade de ensino dessas classes de comportamentos a aprendizes de terapeutas. Palavras-chave: Caracterização de comportamentos. Ensino de FAP. Comportamentoobjetivo. Programação de contingências para desenvolver comportamentos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In a teaching program that aims to develop behaviors, not just "convey content", the first step is to characterize the target behavior, followed by identifying the intermediate behaviors required to perform a particular activity. This can also be applied in therapy teaching, such as Functional Analytical Psychotherapy (FAP), in which the object of intervention is the constituent aspects of the therapeutic relationship itself. There are five rules that guide the therapist's action to operate the therapeutic process according to this modality. As these rules are broad, the objective of this paper was to identify the classes of behaviors that constitute the intervention according to the FAP. This identification was made from the chapter "Therapeutic Technique: The Five Rules" (Tsai, Kohlenberg, Kanter, & Waltz, 2011). The procedure consisted of 12 steps that include the identification and derivation of behavioral classes components and behavioral classes names, as well as the evaluation, standardization and organization of these names according to general behavior classes. The result was 492 behavioral class names, which were distributed between the general class conceptualizing behavioral phenomena and processes and aspects of FAP and the six general intervention classes of the professional psychologist (Botomé, Kubo, Mattana, Kienen, & Shimbo, 2003). The general classes of behaviors for which more behavioral class names were attributed were: conceptualizing behavioral phenomena and processes and aspects of FAP (179) and executing therapeutic interventions (176), followed by planning therapeutic interventions (51), characterizing therapeutic intervention needs (42), evaluate therapeutic interventions (36) and refine therapeutic interventions (8). Regarding the general professional intervention class "reporting intervention findings" no behavior class names were assigned. These data increase the degree of clarity about the classes of behaviors to be presented by the FAP therapist when intervening therapeutically according to this modality of therapy, especially in relation to executing behavior-analytic therapeutic interventions. Regarding the execution of interventions, the data suggest a larger quantity and specification of behavior classes related to evoking client CRBs. The results increase the likelihood of constructing a contingency program to develop behaviors that constitute the general class of "intervening therapeutically according to FAP rules" behaviors. In addition, further work on behavior class specification, especially related to assessing therapeutic interventions, refining therapeutic interventions and communicating findings derived from therapeutic interventions, is encouraged in order to increase clarity about what constitutes them and, consequently, the probability of teaching these behavior classes to therapist learners. Key-words: Behavior characterization. FAP teaching. Objective behavior. Contingency programming to develop behaviors.-
Formato: dc.format739 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPsicoterapia - Métodos-
Palavras-chave: dc.subjectTerapêutica-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento-
Palavras-chave: dc.subjectTerapeuta e paciente-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Título: dc.titleClasses de comportamentos básicos constituintes da atuação de um terapeuta analítico-comportamental derivadas a partir de um manual de psicoterapia analítica-funcional-
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