Formação continuada de professores no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual

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Autor(es): dc.contributorBoueri, Iasmin Zanchi, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAlles, Elisiane Perufo, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68861-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Iasmin Zanchi Boueri-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 127-137-
Descrição: dc.descriptionResumo: O aprendizado de comportamentos adaptativos possibilita ao jovem com deficiência intelectual uma maior independência, aumento da qualidade de vida e preparação para a participação e inserção social. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar, implementar e avaliar o desenvolvimento de um programa de formação continuada de professores sobre a temática de saúde e segurança com enfoque no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual. Participaram do estudo duas turmas de unidade ocupacional de culinária, totalizando 12 alunos na faixa etária de 16 a 38 anos e duas professoras. A metodologia utilizada foi à abordagem quase experimental por meio do delineamento de linha base múltipla entre sujeitos e do delineamento de pré e pós-teste, verificando os efeitos da implementação do programa mediante a mudança de comportamento observada sob múltiplas circunstâncias, excluindo a possibilidade de outros eventos influenciarem o comportamento dos participantes. O programa foi constituído por atividades teóricas e práticas trabalhadas colaborativamente. Foi utilizado um material instrucional para auxiliar os professores nas práticas de ensino. As sessões práticas, na cozinha industrial, foram analisadas por meio do protocolo de aprendizagem. Os resultados apresentaram mudanças significativas nas práticas de ensino das professoras após o início da implementação do programa, o que favoreceu a aprendizagem dos alunos, aumentando a porcentagem de independência na realização das atividades. O efeito expressivo após o programa de formação continuada comprova que os conhecimentos adquiridos fizeram parte do repertório profissional nos diferentes contextos de aprendizagem. Assim, o presente estudo expõe as contribuições de um programa de formação continuada com ênfase nas habilidades de saúde e segurança, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades do aluno, o processo de transição para a vida adulta, a inserção social e melhoria na qualidade de vida. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Deficiência Intelectual. Currículo Funcional Natural. Transição para a vida adulta. Planejamento Centrado na Pessoa. Avaliação e planejamento educacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The learning of adaptive behaviors enables young people with intellectual disabilities to have greater independence, quality of life and preparation for social participation and insertion. This research aims to plan, implement and evaluate the development of a continuing teacher education program on the theme of health and safety focusing on the transition to adulthood process of young people with intellectual disabilities. Two classes of occupational cooking unit participated in the study, a total of 12 students between 16 and 38 years old and two teachers. The methodology used was the almost experimental approach through the multiple baseline design between subjects and the pre- and post-test design, verifying the effects of the implementation of the program through the change of behavior observed under circumstances excluding the possibility of other events influencing the behavior of participants. The program consisted of theoretical and practical activities worked collaboratively. An instructional material was used to assist teachers in teaching practices. The practical sessions, in the industrial kitchen, were analyzed through the learning protocol. The results showed significant changes in the teaching practices of teachers after the beginning of the implementation of the program, which favored the learning of students, increasing the percentage of independence in the performance of the activities. The expressive effect after the continuing training program proves that the acquired knowledge was part of the professional repertoire in the different learning contexts. Thus, the present study exposes the contributions of a continuing training program with emphasis on health and safety skills, favoring the development of the student's potentialities, the transition process to adulthood, social insertion and improvement in quality of life. Keywords: Continued teacher training. Intellectual Disability. Natural Functional Curriculum. Transition to adult life. Person-centered planning. Educational assessment and planning.-
Formato: dc.format158 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFormação continuada de professores no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual-
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