Análise de uma plataforma de recursos educaionais digitais baseada em feedback de professores e learning analytics

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Rodrigo Clemente Thom de, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Camila Andrade de, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:14:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:14:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68814-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Rodrigo Clemente Thom de Souza-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Selma dos Santos Rosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Com o objetivo de melhorar projetos educacionais com base na análise dos dados produzidos nestes contextos, o Learning Analytics (LA) é considerado um assunto emergente entre pesquisadores, de modo que diversos periódicos vêm encorajando investigações neste campo. Neste cenário, apresentamos no presente trabalho a análise baseada em feedback de professores e LA de uma plataforma de Recursos Educacionais Digitais. A análise envolve a aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina sobre dados coletados a partir de questionários respondidos por professores de escolas públicas do Estado do Paraná, após uma formação continuada sobre o uso da plataforma. Para viabilização do LA, os dados foram analisados por meio do Processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (em inglês, Knowledge Discovery in Databases), e passaram por uma série de etapas a fim de se obter conhecimento. Após a execução de cada uma das etapas, foi possível traçar o perfil de uso da plataforma, confirmar algumas potencialidades da mesma e da formação oferecida, assim como propor melhorias para ambas. Espera-se que a aplicação do LA apresentada neste trabalho sirva de subsídio para melhor interpretação e maior compreensão das necessidades do professores visando possíveis adequações na plataforma e em futuras formações.-
Formato: dc.format1 arquivo ( p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Tecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Recursos de rede de computador-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Ensino auxiliado por computador-
Título: dc.titleAnálise de uma plataforma de recursos educaionais digitais baseada em feedback de professores e learning analytics-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.