Projeto Temático – Fenômenos naturais e a Física : uma abordagem alternativa para o ensino de Física no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Virnei Silva, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Física-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Caroline Aparecida Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:17:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:17:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68813-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68813-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Virnei Silva Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Física-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o cenário problemático do processo de ensino-aprendizagem de ciências exatas, o presente projeto temático surge como uma alternativa às práticas tradicionais de ensino de física, baseadas em memorização de fórmulas e conceitos de maneira descontextualizada. Em oposição a isto, buscou-se a elaboração de encontros que possibilitassem a aplicação de conceitos aprendidos no Ensino Médio ao estudo dos fenômenos naturais, contemplando os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti: problematização, organização e aplicação do conhecimento, e os Princípios Básicos do Ensino de Libâneo. Assim, foram elaborados dez encontros, divididos conforme os fenômenos naturais a serem estudados: Terremotos, Vulcões, Precipitação, Raios, Furacão, Cores do Céu, Radiação Solar, Aurora Boreal, Cometa Halley e Marés, sendo que a cada um deles foi associado um conteúdo de física geral que explica o comportamento do fenômeno: Ondas Mecânicas, Viscosidade de Fluidos, Mudanças de Estado Físico, Plasma, Pressão, Ondas Eletromagnéticas, Efeito Fotoelétrico, Campo Magnético, Leis de Kepler e Gravitação. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Gabriel de Lara, localizado na cidade de Matinhos, no litoral paranaense, e contou com a participação de 34 alunos do Ensino Médio. Esperou-se que o projeto fosse capaz de estimular a curiosidade e a capacidade de reflexão dos alunos participantes quanto aos conteúdos apresentados, por meio do uso de estratégias de ensino diversas e com o intuito de aumentar a motivação dos alunos para aprender, desfazendo o paradigma de que estudar física é complicado e desinteressante.-
Formato: dc.format58f. : Ils., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Título: dc.titleProjeto Temático – Fenômenos naturais e a Física : uma abordagem alternativa para o ensino de Física no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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