Aspectos didáticos e pedagógicos da educação CTS no ensino médio : uma análise do componente curricular Ciências Aplicadas da Rede SESI-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLorenzetti, Leonir, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorGeraldo, Ana Paula, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68799-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 01/04/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 167-176-
Descrição: dc.descriptionResumo: A tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem congregado no Brasil uma série de pesquisas teóricas e interventivas na área da educação, contribuindo para a práxis de um Ensino de Ciências contextualizado, interdisciplinar, atento aos problemas da natureza da ciência e da tecnologia, bem como promovendo uma formação cidadã. Nesse sentido, o componente curricular híbrido Ciências Aplicadas, que compõe a Proposta Curricular Diversificada do Colégio SESI Paraná, mostra-se promissora para a concretização da CTS na educação. A investigação objetivou analisar como o componente curricular híbrido Ciências Aplicadas, ministrado no Ensino Médio do Colégio SESI, se desenvolve na prática pedagógica de um professor em uma turma interseriada. A pesquisa é de natureza qualitativa com delineamento de estudo de caso. Foi composta por quatro fases: 1) análise da proposta curricular diversificada do componente híbrido Ciências Aplicadas e da Matriz de Referência do Segmento 8 - Sociedade e Sustentabilidade; 2) entrevista com o responsável por elaborar a proposta curricular e a Matriz de Referência; 3) observação das aulas do componente curricular híbrido Ciências Aplicadas, do Segmento 8 - Sociedade e Sustentabilidade; 4) entrevista com o docente de Ciências Aplicadas que teve suas aulas observadas. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise estruturou uma categoria a priori, denominada Aspectos Pedagógicos e a categoria emergente Formação Docente. Na primeira categoria identificaram-se os componentes práticos e teóricos que compõem uma abordagem CTS, como currículo temático, temas sociais/sociocientíficos, metodologias flexíveis, recursos e estratégias diversificados, avaliação formativa e prática docente problematizadora. Na segunda categoria emergiram as concepções sobre a constituição docente dos entrevistados, as quais são: superação da formação inicial fragmentada e conteudista, reflexão sobre Natureza da Ciência e Natureza da Tecnologia e, ainda, a compreensão das metodologias ativas de aprendizagem. Como resultado da análise, considera-se que o Colégio SESI Paraná se configura um ambiente propício ao desenvolvimento de Abordagens CTS para os estudantes do Ensino Médio. O estudo apontou a necessidade do incentivo à socialização das práticas entre os docentes de Ciências Aplicadas, e também para a importância fundamental da formação continuada pautada na educação CTS. Adicionalmente, as discussões levantadas oferecem suporte para pesquisadores e docentes com interesse na Educação Básica e na implementação do eixo CTS. Palavras-chave: Educação CTS. Colégio SESI. Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The Science, Technology and Society (STS) triad has brought together in Brazil a series of theoretical and interventional research in the area of education, contributing to the praxis of contextualized, interdisciplinary Science Teaching, attentive to the problems of the nature of science and technology, as well as promoting a citizen formation. In this sense, the hybrid curricular component Applied Sciences, which makes up the Reference Matrix of SESI Paraná College is promising for the realization of STS in education. The investigation aimed to analyze how the hybrid curricular component Applied Sciences, taught in the High School of SESI College, develops in the pedagogical practice of a teacher in an interclass class. The method of research qualitative in nature with a case study design. It consisted of four phases: 1) analysis of the diversified curriculum proposal of the hybrid component Applied Sciences and the Reference Matrix of Segment 8 - Society and Sustainability; 2) interview with the person responsible for preparing the curriculum proposal and the Reference Matrix; 3) observation of the classes of the hybrid curricular component Applied Sciences, Segment 8 - Society and Sustainability; 4) interview with the teacher of Applied Sciences who had his classes observed. The data were analyzed using Textual Discursive Analysis. The analysis process structured an a priori category, called Pedagogical Aspects and the emerging category Teacher Education. The first category identified the practical and theoretical components that make up a STS approach, such as thematic curriculum, social/socio-scientific themes, flexible methodologies, diversified resources and strategies, formative assessment and problematic teaching practice. The second category identified the conceptions about the teacher constitution of the interviewees, which are: overcoming the fragmented and contented initial training, reflecting on the Nature of Science and Nature of Technology and, furthermore, the understanding of active learning methodologies. As a result of the analysis, it is considered that SESI College provides a productive setting to the development of STS Approaches for High School students. The study pointed out the need to encourage the socialization of practices among teachers of Applied Sciences, and for the fundamental importance of continuous training guided by the STS Education framework. In addition, the discussions offer support for researchers and teachers with an interest in Basic Education and the implementation of the STS axis. Keywords: STS Education. SESI College. High school.-
Formato: dc.format200 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Título: dc.titleAspectos didáticos e pedagógicos da educação CTS no ensino médio : uma análise do componente curricular Ciências Aplicadas da Rede SESI-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.