O mal-estar da crise ambiental : uma contribuição da psicanálise à educação ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnetchel, Maria do Rosário-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Maurício José d'Escragnolle, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-
Autor(es): dc.creatorFarias, Ana Lizete, 1962--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68797-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dra. Maria do Rosário Knechtel-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Dr. Maurício d’Escragnolle Cardoso-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 06/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 144-159-
Descrição: dc.descriptionResumo: O campo da Psicanálise e Meio Ambiente se sustenta no entendimento de que as questões ambientais, para além da dimensão objetiva, ou seja, das disputas espaciais e materiais pelo acesso e uso de recursos, possuem uma dimensão metapsicológica. Essa dimensão remete às distintas formas dos laços sociais, seus sentidos e significados dentro de um determinado território. Por isso, entende-se que a compreensão da crise ambiental deve ser tomada a partir da matriz estrutural social e metapsicológica e não somente nas suas dimensões biofísicas. É fato que a alteração física do objeto (no caso, o planeta) não interessa em si mesmo - na medida em que é visto simplesmente como um problema físico - mas sim naquilo que concerne à vida e, consequentemente, do ponto de vista da responsabilidade do sujeito sobre a sua manutenção. Essa foi uma das possibilidades onde se instaurou o diálogo com a Psicanálise, pois o tema da responsabilidade, com respeito a uma situação qualquer, participa do campo analítico. Para sustentar essa afirmação, procedeu-se uma investigação a partir da teoria freudiana, fundamentada, principalmente, nas categorias da pulsão, do além do princípio do prazer, do supereu e do sintoma. A partir disso, percebeu-se que a crise ambiental é um sintoma, de maneira análoga ao conceito freudiano, espelhando uma verdade sobre o sujeito e interrogando o sentido de uma civilização, enquanto a Educação Ambiental é o campo social a ser beneficiado por essa proposta. Esse debate evidenciou o intenso sofrimento psíquico daqueles que vivem em situação de injustiça socioambiental, enfatizando a busca por respostas singulares para tais práticas educativas. Palavras-chave: Psicanálise e Meio Ambiente, Sofrimento, Educação Ambiental, Metapsicologia, Crise Ambiental.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The field of Psychoanalysis and the Environment is based on the understanding that environmental issues, in addition to the objective dimension, have a metapsychological dimension. This dimension leads us to the different forms of social ties, their senses and meanings within a given territory. Therefore, the understanding of the environmental crisis must be taken from the social and metapsychological structural matrix, not only in its biophysical dimensions. It is a fact that the physical alteration of the object (in this case the planet) does not matter in itself - insofar as we see it simply as a physical problem - but in what concerns life and, consequently, for the subject's responsibility about its maintenance. This was one of the possibilities where dialogue with psychoanalysis was established, since the theme of responsibility, concerning any situation, participates in the analytical field. To support this statement, an investigation was carried out, based on Freudian theory, based mainly on the categories of drive, beyond the pleasure principle, the superego and the symptom. It was held that the environmental crisis is a symptom (analogous to the Freudian concept) as a truth about the subject, which questions the meaning of civilization and Environmental Education, the social field to be benefited by this proposal. This debate highlighted the intense psychic suffering of those under socio-environmental injustice, emphasizing the search for singular answers to these educational practices. Key words: Psychoanalysis and Environment, Suffering, Environmental Education, Metapsychology, Environmental Crisis-
Descrição: dc.descriptionRESUMEN: El campo temático Psicoanálisis y Medio Ambiente se basa en la comprensión de que las cuestiones ambientales, además de la dimensión objetiva, es decir, de las disputas espaciales y materiales por el acceso y uso de los recursos, tienen una dimensión metapsicológica. Esta dimensión nos remite a las diferentes formas de lazos sociales, sus sentidos y significados dentro de un territorio determinado. Por eso se entiende que la comprensión de la crisis ambiental debe ser buscada en su matriz estructural social y metapsicológica y no solo en sus dimensiones biofísicas. Es un hecho que la alteración física del objeto (en este caso, el planeta) no importa en sí misma - en la medida en que la vemos simplemente como un problema físico- sino en lo que concierne a la vida y, en consecuencia, desde el punto de vista de la responsabilidad del sujeto sobre su mantenimiento Esta fue una de las posibilidades donde se estableció el diálogo con el psicoanálisis, ya que el tema de la responsabilidad, con respecto a cualquier situación, participa del campo analítico. Para respaldar esta afirmación, se llevó a cabo una investigación, a partir de la teoría freudiana, fundamentada, principalmente, en las categorías de pulsión, más allá del principio de placer, superyó y síntoma. A partir de eso, se sostiene que la crisis ambiental es un síntoma (análogo al concepto freudiano), que refleja una verdad sobre el sujeto y cuestiona el sentido de una civilización y Educación Ambiental, esta última como el campo social que se beneficiará con esa propuesta. Este debate evidenció el intenso sufrimiento psíquico de aquellos que sufren injusticia socioambiental, enfatizando la búsqueda de respuestas singulares para estas prácticas educativas. Palabras clave: Psicoanálisis y Medio Ambiente, Sufrimiento, Educación Ambiental, Metapsicología, Crisis Ambiental.-
Formato: dc.format159 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectMetapsicologia-
Palavras-chave: dc.subjectSofrimento-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Ambientais-
Título: dc.titleO mal-estar da crise ambiental : uma contribuição da psicanálise à educação ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.