Rock em Curitiba : a cena musical, seus agentes, espaços e relações com as inovações digitais entre 2005 e 2019

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Autor(es): dc.contributorPitre-Vásquez, Edwin Ricardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorMacan, Paulo Afonso Chaves, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68789-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68789-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 06/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 286-295-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo concentra-se na área de Etnomusicologia com abordagens em Comunicação e tratará do tema cena musical rock independente na cidade de Curitiba, do ano de 2005 à atualidade. A pesquisa partirá de uma lacuna deixada pelo meu Trabalho de Conclusão de Curso relacionada às problemáticas levantadas no artigo A Cena Musical em Curitiba: a partir do acervo do programa Ciclojam entre 1996 e 2005, apresentado no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2017. Tais estudos deixaram questões em aberto sobre a realidade atual das manifestações musicais rock da capital paranaense, que diz respeito ao contexto de democratização do acesso às redes de informação digital, principalmente a partir de 2005, com o desenvolvimento de diversos sites de redes sociais e da maior possibilidade de compartilhamento de multimídias relacionadas à música. Uma das principais problemáticas levantadas no estudo anterior foi que vários músicos curitibanos não reconheciam uma cena musical na cidade, o que gerou a necessidade no presente trabalho de um melhor delineamento do conceito de cena musical, a fim de esclarecer este termo segundo a perspectiva acadêmica e diferenciá-lo de outras significações atribuídas comumente na sociedade. Desta forma, partindo do resultado do estudo anterior, em que se argumenta a existência da cena musical rock na capital e discute-se suas características e conflitos, este trabalho buscará investigar se o uso das tecnologias digitais online pelos profissionais de música interferiu na cena musical rock curitibana após o ano de 2005, quando se encerra o recorte do estudo prévio e se inicia o do atual trabalho. Primeiramente, a fim de comparação, a presente investigação utilizará os dados coletados anteriormente no acervo do programa de rádio e TV Ciclojam (1996-2005) e uma etnografia atual nos ambientes da cena musical rock de Curitiba. Além disso, são realizadas entrevistas presenciais com profissionais do entretenimento noturno curitibano, um questionário online com seções quantitativas e qualitativas em que o público-alvo são os músicos atuantes na capital, o mapeamento das regiões sociais em que a cena rock se materializa pelos bairros de Curitiba e pesquisa bibliográfica. Palavras-chave: Cena musical. Tecnologias digitais. Curitiba. Etnomusicologia. Rock.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study focuses on the area of Ethnomusicology with approach in Communication and will treat the theme of independent rock music scene in the city of Curitiba from 2005 to the present. The research will start from a gap left by my Course Conclusion Assignment related to the issues raised in the article The Musical Scene in Curitiba: from the collection of the program Ciclojam between 1996 and 2005, presented at the 40th Brazilian Congress of Communication Sciences, Intercom 2017. These studies left open questions about the current reality of the rock music manifestations of the capital of Paraná, a period which concerns the context of democratization of access to digital information networks, especially from 2005, with the development of many social media websites and the greater possibility of sharing music-related multimedia. One of the main problems raised in the previous study was that several Curitiba musicians did not recognize a music scene in the city, which generated the need in the present work for a better delineation of the concept of music scene, in order to clarify this term from the academic perspective and differentiate it from other commonly attributed meanings in society. Thus, starting from the result of the previous study, which argues the existence of the rock music scene in the capital and discusses its features and conflicts, this paper will seek to investigate whether the use of online digital technologies by music professionals interfered in the Curitiba rock music scene after 2005, when the time clipping of the previous study ends and the current work begins. First, for comparison, this research will use the data previously collected in the collection of the Radio and TV show Ciclojam (1996- 2005) and a current ethnography in the environments of the Curitiba rock music scene. In addition, face-to-face interviews are conducted with night entertainment professionals from the city, an online questionnaire with quantitative and qualitative sections in which the target audience are the acting musicians in the capital, the mapping of the social regions in which the rock scene materializes in the neighborhoods of Curitiba and bibliographical research. Keywords: Music scene. Digital technologies. Curitiba. Ethnomusicology. Rock.-
Formato: dc.format295 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRock - Curitiba (PR) - História e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomusicologia - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleRock em Curitiba : a cena musical, seus agentes, espaços e relações com as inovações digitais entre 2005 e 2019-
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