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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Diniz Filho, Luis Lopes, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Michele Serpe, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68787 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68787 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luis Lopes Diniz Filho | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 06/03/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 323-331 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Produção e Transformação do Espaço Urbano e Regional | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa refere-se ao Brasil Potência que se encontra, atualmente, fragmentado em termos de integração regional pelas infraestruturas de transportes, com concentração de sua rede de transporte rodoviária e ferroviária com os países vizinhos que fazem parte da bacia hidrográfica do rio do Prata. Procura-se entender quais processos levaram a essa maior concentração de infraestrutura de transportes na região platina e quais levaram a menor densidade de transportes com países andinos e amazônicos. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como do tipo histórico e empírico com abordagem qualitativa e quantitativa. Para entender como ocorreu o processo de concentração e rarefação infraestrutural ao longo dos três períodos estudados, foi realizado um levantamento na literatura especializada da área, pesquisa documental dos ofícios do Ministério das Relações Exteriores, estatísticas de comércio exterior, pesquisa sobre dados de transportes, bem como, análise das estratégias geopolíticas e geoeconômicas de cada período. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Brasil, em diferentes períodos, tentou se estabelecer como potência na região sul-americana, adotando diferentes estratégias geopolíticas e geoeconômicas, que resultaram nessa maior ou menor integração pelas infraestruturas de transportes com determinados países sul-americanos. Palavras-chave: Geopolítica. Geoeconomia. Transportes. Integração Regional. Potência Regional. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research refers to Brazil Power, which is currently fragmented in terms of regional integration by transport infrastructure, with concentration of its road and rail transport network with neighboring countries that are part of the hydrographic basin of the river Plate. It seeks to understand, which processes led to this greater concentration of transport infrastructure in the platinum region and which led to the lowest transport density with Andean and Amazonian countries. The research methodology is characterized as historical and empirical with a qualitative and quantitative approach. To understand how the process of concentration and infrastructural rarefaction occurred over the three periods studied, a survey was carried out in the specialized literature of the area, documentary research of the offices of the Ministry of Foreign Affairs, foreign trade statistics, research on transport data, as well as analysis of the geopolitical and geoeconomic strategies of each period. The research results showed that Brazil, in different periods, tried to establish itself as a power in the South American region, adopting different geopolitical and geoeconomic strategies, which resulted in this greater or lesser integration by the transport infrastructures with certain South American countries. Key-words: Geopolitics. Geoeconomics. Transports. Regional Integration. Regional Power. | - |
Formato: dc.format | 349 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geopolitica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração latino-americana | - |
Título: dc.title | Brasil, uma potência regional fragmentada : anáise da evolução das infraestruturas de transporte e integração sul-americana | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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