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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Edilici Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:13:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:13:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68782 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68782 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Antonio Antoniuk | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Cências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 05/02/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 73-77 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Fonoaudiologia e Neurodesenvolvimento Pediátrico | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Déficits nas habilidades de atenção, comunicação, imitação e jogos reduzem, para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), as oportunidades de aprendizagem que ocorrem ao longo do dia. Estes atrasos no desenvolvimento já estão presentes quando estas crianças atingem o período da primeira infância. Além disso, a presença de comportamentos inapropriados em crianças com TEA pode limitar significativamente os resultados em programas de tratamento, bem como comprometer futuras oportunidades educacionais e vocacionais. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a efetividade do Coaching Parental precoce nas crianças com TEA. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego. Foi desenvolvido com 18 crianças, 13 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idade entre 29 a 42 meses. As crianças diagnosticadas com TEA foram distribuídas, de forma homogênea e aleatória, em dois grupos: Grupo de Estudo (GE) - grupo que recebeu o Coaching Parental, o qual foi desenvolvido, aplicado e administrado por uma profissional treinada e certificada no Early Start Denver Model (ESDM) - Modelo Denver de Intervenção Precoce e o Grupo Controle (GC) - grupo que não recebeu o Coaching Parental. O estudo foi desenvolvido em 12 semanas, 2 horas por semana com o GE e apenas acompanhamento de rotina no GC. Os pais foram orientados a implementar técnicas terapêuticas em ambiente natural a partir do ESDM, que funde as abordagens baseadas no desenvolvimento e relacionamento com a Análise de Comportamento Aplicado em suas rotinas familiares em curso e atividades de jogos de pais e filhos. Os resultados indicaram que, após a intervenção de 12 semanas, a taxa de aprendizado nas competências de desenvolvimento abrangentes no checklist do ESDM, como: comunicação receptiva, comunicação expressiva, competência social, imitação, cognição, jogos, motricidade fina, motricidade grossa, comportamento e independência pessoal foram significativamente superiores no GE, assim como as estratégias e a qualidade de interação pais e filhos. Houve elevação significativa da média geral da taxa de aprendizado no GE (p < 0,001), enquanto no GC não houve modificação significativa (p = 0,16). Nas estratégias e a qualidade de interação pais e filhos verificou-se que no GC não houve diferença significativa entre as avaliadoras antes e depois da intervenção (p > 0,05), enquanto no GE houve elevação significativa (p < 0,001). Assim, o Coaching Parental se apresenta como uma possibilidade de intervenção precoce em crianças com TEA. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Intervenção Precoce. Pais. ESDM. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Attention, communication, imitation, and play skills deficits reduce opportunities for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) to learn from natural interactive experiences that occur during the day. These developmental delays are already present by the time these children reach their infancy. In addition, the presence of inappropriate behaviors in children with ASD can significantly limit involvement in treatment programs, as well as future educational and vocational opportunities. Thus, this study intends to analyze the effects of early parental coaching on children with ASD. The present study, randomized and controlled trial was developed with 18 children, 13 male children and 5 female children, between 29 and 42 months. Children diagnosed with ASD were homogeneously distributed into two groups: Study Group (SG) - group that received parental coaching, which was developed, applied and implemented by a trained speech therapist; and Control Group (CG) - group that did not receive parental coaching. The study was conducted at 12 weeks, 2 hours per week with SG and CG, which received follow-up only. Parents were trained to implement natural environmental therapeutic techniques from the Early Start Denver Model (ESDM), which fuses developmental and relationship-based approaches to Applied Behavior Analysis into their family routines and parent-child play activities. Result shows that after 12-week intervention, children performed better in receptive communication, expressive communication, joint attention, social skills, imitation, cognition, play, fine motor skills, gross motor skills, behavior and social independence. There was an important increase of the overall average learning rate in the SG (p < 0,001) while in the CG there was no significant variation of the same learning rate (p = 0.16). Furthermore, in the strategies and quality of interaction between parents and children verified, the CG did not show any significant difference between the evaluations before and after the intervention (p > 0.05), while the EG presented a significant variation (p < 0.001). On this basis, parental coaching is adequately effective when prescribed by the ESDM in children with ASD. Key-words: Autism Spectrum Disorder. Early Intervention. Parental. Early Start Denver Model. | - |
Formato: dc.format | 86 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção precoce (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pediatria | - |
Título: dc.title | Efetividade do coaching parental precoce no transtorno do espectro autista | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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