Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática

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Autor(es): dc.contributorSantiago Junior, Robertino Mendes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wagner Rufino dos, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68776-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68776-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Robertino Mendes Santiago Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo desta pesquisa é investigar como as tecnologias têm sido utilizadas, nos diferentes níveis escolares, para o ensino de matemática. Para tanto, foi realizado um levantamento no banco de dados da CAPES sobre as publicações que tratam dessa temática, a fim de desenvolver uma revisão sistemática da literatura. Com base no resultado final da análise dos artigos que compõe este estudo de pesquisa, pode-se constatar que já existem diversas alternativas relacionadas a software para ensinar Matemática, muitos desses inclusive gratuitos, indicados para trabalhar diversos assuntos da disciplina de matemática, principalmente para conteúdos da área da geometria. Além disso, outro fato que chamou atenção foi a escassez de atividades práticas destinadas para o ensino infantil e médio, uma vez que com base na análise do dados pesquisados, constatou-se que a maioria dos estudos foram destinados ao ensino médio (60%), fazendo uso de diversas abordagens pedagógicas, tais como: Aprendizagem Significativa, Teoria dos Registros de Representação Semióticas, Teoria dos Campos Conceituais, no entanto, mais de 60% dos artigos escolheram as abordagens pedagógicas Construtivista e Construcionista. Dentre os softwares citados pelos autores dos artigos do corpus da pesquisa, o GeoGebra foi o mais utilizado, além disso, acredita-se que, além desses recursos educacionais citados aqui, ainda assim, existam muitos outros softwares destinados para o ensino da matemática. Por isso, torna-se importante pesquisas voltadas para essa área, pois, dessa forma, novas tecnologias vão sendo conhecidas e com o passar do tempo espera-se que sejam incorporadas às práticas pedagógicas, pois, além de auxiliar o professor, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação podem modificar a forma como o aluno compreende os conceitos matemáticos.-
Formato: dc.format1 arquivo ( p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatematica - Recursos de informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Novas tecnologias-
Título: dc.titleUma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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