Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Selma dos Santos, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Taísa Moreira da, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:14:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:14:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68775 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Selma dos Santos Rosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a acessibilidade em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem para surdos em cursos do ensino superior em Educação a Distância. Seu fundamento está relacionado a análise da Sinopse Estatística da Educação Superior que apresenta uma demanda de surdos em cursos a distância, modalidade esta que consiste em viabilizar processos de ensino e aprendizagem em que professor e alunos estão separados fisicamente, entretanto, um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem configura-se como recurso tecnológico de mediação. Contudo compreendemos que compete a este recurso o acesso de todas as pessoas, independente de características físicas, linguísticas ou cognitivas. Para isto, inicialmente, foram identificados estudos quanto a descrição dos aspectos da primeira língua e segunda língua do surdo. Uma Revisão da Literatura trouxe resultados sobre as dificuldades e potencialidades do uso de materiais didáticos nessas duas línguas. Em seguida, identificamos as recomendações de acessibilidade web disposta no documento Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdos Web, desenvolvido pelo Consórcio World Wide Web. Baseado na identificação destas recomendações e aspectos da Revisão da Literatura, realizamos uma análise do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da Universidade Federal do Paraná. Por fim, propomos um storyboard para a composição de uma sala de aula virtual em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem para ensino superior de surdos, com base nos resultados dos processos realizados anteriormente. Finalizamos destacando a importância desta pesquisa no que tange as suas contribuições para pesquisas afins que buscam potencializar a participação de surdos no ensino superior, tendo em vista mídias digitais e suas possibilidades de melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Título: dc.title | Acessibilidade em AVEA : contribuições para a participação de surdos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: