Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Selma dos Santos, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Shimabucuro, Kleber Kiyomassa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68773 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Selma dos Santos Rosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado em Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : No início da década de 50 era desenvolvido o que hoje se assemelha ao que chamamos de videogame. Desde então os games digitais foram ganhando espaço ao longo dos anos no mercado mundial, como principal objetivo o entretenimento. Com o avanço da tecnologia, da programação de softwares e a acessibilidade aos recursos tecnológicos, entidades governamentais, privadas e educacionais, passaram a explorar o mercado de games digitais, mas com uma vertente: explorar o uso dos games para fins educacionais, classificados como Serious Games. Com vistas ao desenvolvimento de aplicações para o ensino-aprendizagem, propomos compreender as etapas de desenvolvimento de um Serious Games, voltado ao ensino de gramática. O projeto nasce de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal), cuja proposição é o desenvolvimento de um "Serious Games", intitulado IGLO – Interactive Games To Learn (portuguese) orthography, destinado a alunos da Educação Básico de Portugal equivalentes ao período do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no Brasil. | - |
Formato: dc.format | 76 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Informatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias - Educação | - |
Título: dc.title | Serious games : uma proposta para o ensino de gramática no ensino fundamental I | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: