Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, William Junior do-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorTorres, Tatiane Gilio, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68767-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68767-
Descrição: dc.descriptionOrientador : William Júnior do Nascimento-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia., Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Extas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A experimentação no ensino de Física tem por objetivo propiciar uma discussão e reflexão em sala de aula, a partir da qual o conhecimento científico é confrontado com os conhecimentos do senso comum, possibilitando assim a construção do saber, a compreensão de determinados assuntos científicos e o favorecimento da aprendizagem significativa. Com base neste pressuposto, este trabalho possui como objetivo elaborar uma sequência didática, que se utiliza da experimentação, com materiais de baixo custo, de simulações computacionais, de vídeos e imagens, para o ensino de Dilatação Térmica, com vistas a desenvolver uma metodologia mais significativa e diferenciada do modelo de ensino tradicional, resgatando o interesse dos alunos da EJA pelos conteúdos de Física. A sequência didática foi desenvolvida em duas turmas de EJA, localizadas em uma cidade do interior do Paraná, na disciplina de Física, com duração de dez horas aulas, no período noturno. Inicialmente aplicou-se um questionário diagnóstico para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e realizou-se uma conversa introdutória sobre o conteúdo. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas referentes à Dilatação Térmica, além de atividades diversificadas, envolvendo experimentos e simulações, relacionados com situações do cotidiano. Por fim, aplicou-se novamente um questionário com intuito de verificar os conceitos assimilados e compreendidos pelos estudantes. Os resultados sugerem que o uso da experimentação e de metodologias diversificadas torna os alunos da EJA mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um conhecimento mais significativo, pois relaciona a teoria com a prática do cotidiano, interligando a vivência que o estudante já possui com os saberes científicos.-
Formato: dc.format129 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Título: dc.titleExperimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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