Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, William Junior do | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Tatiane Gilio, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:13:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:13:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68767 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68767 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : William Júnior do Nascimento | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia., Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Extas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A experimentação no ensino de Física tem por objetivo propiciar uma discussão e reflexão em sala de aula, a partir da qual o conhecimento científico é confrontado com os conhecimentos do senso comum, possibilitando assim a construção do saber, a compreensão de determinados assuntos científicos e o favorecimento da aprendizagem significativa. Com base neste pressuposto, este trabalho possui como objetivo elaborar uma sequência didática, que se utiliza da experimentação, com materiais de baixo custo, de simulações computacionais, de vídeos e imagens, para o ensino de Dilatação Térmica, com vistas a desenvolver uma metodologia mais significativa e diferenciada do modelo de ensino tradicional, resgatando o interesse dos alunos da EJA pelos conteúdos de Física. A sequência didática foi desenvolvida em duas turmas de EJA, localizadas em uma cidade do interior do Paraná, na disciplina de Física, com duração de dez horas aulas, no período noturno. Inicialmente aplicou-se um questionário diagnóstico para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e realizou-se uma conversa introdutória sobre o conteúdo. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas referentes à Dilatação Térmica, além de atividades diversificadas, envolvendo experimentos e simulações, relacionados com situações do cotidiano. Por fim, aplicou-se novamente um questionário com intuito de verificar os conceitos assimilados e compreendidos pelos estudantes. Os resultados sugerem que o uso da experimentação e de metodologias diversificadas torna os alunos da EJA mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um conhecimento mais significativo, pois relaciona a teoria com a prática do cotidiano, interligando a vivência que o estudante já possui com os saberes científicos. | - |
Formato: dc.format | 129 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Título: dc.title | Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: