O desenvolvimento do pensamento algébrico pelo estudante deficiente visual

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Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lucia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorDias, Camilla Ehrat-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68758-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68758-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Lucia Panossian-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/05/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 109-114-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento de conceitos algébricos por estudantes deficientes visuais. Para tanto, apresenta um breve panorama da legislação a respeito da educação de pessoas com deficiência, caracterizando a deficiência visual, ensino e inclusão de estudantes deficientes visuais. Também explicita aspectos da teoria de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo de estudantes com deficiência visual. São abordados aspectos específicos sobre a álgebra e seu ensino, seu desenvolvimento na experiência humana histórica e cultural, sua inserção nas diferentes propostas curriculares instituídas no Brasil nos últimos anos, um breve resumo de algumas das principais concepções sobre álgebra e seu ensino. Esta pesquisa realizada com dois estudantes deficientes visuais do 7º e 8º anos do ensino fundamental, em uma escola estadual da cidade de Curitiba - PR, foi concretizada com a organização e análise das intervenções pedagógicas considerando as categorias: conceitos algébricos explicitados; formas de pensamento; formas de representação nos materiais usados; possibilidades metodológicas de ensino, buscando compreender o pensamento e conceitos algébricos dos estudantes. Desta forma, destaca-se nesta dissertação a importância da mediação do professor durante todo o processo de ensino-aprendizagem, o uso de materiais e recursos didáticos de modo a atender as necessidades dos estudantes e a importância de se considerar diferentes concepções algébricas no momento de avaliação dos conceitos apropriados pelos estudantes. Palavras-chave: Álgebra. Ensino. Deficiência Visual. Teoria Histórico-cultural.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to analyze the development of algebraic concepts by visually impaired students. In order to do so, it presents a brief overview of the legislation regarding the education of people with disabilities, it describes visual impairment, the teaching and inclusion of visually impaired students. It also makes aspects of Vygotsky's theory regarding the cognitive development of students with visual impairments explicit. Topics addressed include specific aspects about algebra, its development in human experience historically and culturally, its insertion in the different curricular proposals instituted in Brazil in recent years, a brief summary of some of the main concepts about algebra and its teaching. This research was carried out with two visually impaired students from the 7th and 8th grades of elementary school, in a state school in the city of Curitiba - PR. And it was executed with the organization and analysis of pedagogical interventions considering the categories: explicit Algebraic concepts; way of thought; representation ways in the materials used; teaching methodological possibilities, seeking to understand student's algebraic thinking and concepts. Thus, this paper highlights the teacher's role of mediation throughout the teaching-learning process, the use of didatic materials and resources in order to meet the students needs, and the importance of considering different algebraic concepts at the moment of evaluating the acquired concepts by students. Keywords: Algebra. Teaching. Visual impairment. Historic-cultural theory-
Formato: dc.format120 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual-
Título: dc.titleO desenvolvimento do pensamento algébrico pelo estudante deficiente visual-
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