Proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem baseada em jogos educativos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Neiva Maria de Jesus, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68732-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Carlos Roberto Beleti Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Os jogos e brincadeiras sempre fizeram parte de nossas vidas como algo comum e corriqueiro desde a tenra idade. Ao longo da história, os jogos e brincadeiras foram tilizados para ensinar e entreter de várias formas, como na Grécia Antiga e o início dos jogos olímpicos até os nossos jogos digitais atuais. Os jogos evoluíram ao longo da humanidade e foram tilizados em ensino e aprendizagem ao longo dos séculos e atualmente existem jogos criados para finalidades variadas, como por exemplo, a Educação. A Aprendizagem Baseada em Jogos é uma definição do uso de jogos criados com a finalidade de ensinar. Este trabalho de conclusão de curso procura apresentar uma proposta pedagógica para a inserção de jogos educativos como material ou recurso didático em sala de aula baseada na aprendizagem baseada em Jogos e inserção de tecnologias e inovação no ensino e aprendizagem. A resente proposta busca demonstrar de forma prática e investigativa, com os dados coletados durante sua aplicação, as possibilidades de utilização de jogos educativos no ensino. Também visa auxiliar na criação e desenvolvimento de atividades dentro de sala de aula com o uso de jogos educativos. Para demonstrar o desenvolvimento de uma aula com a utilização de jogos, foi desenvolvido uma atividade com a aplicação de um jogo criado para o ensino de conceitos de computação básica. A atividade foi aplicada em duas instituições de ensino públicas com resultados que demonstraram o interesse, engajamento e a motivação dos alunos em participar da atividade. Após a atividade, os alunos buscavam a verificação das respostas corretas e suas devidas explicações naturalmente. A interação entre alunos e professores e o debate sobre o assunto da atividade e relações com o cotidiano foi observado. Motivação, interesse e engajamento foram outros resultados verificados. Utilizando novas propostas pedagógicas como a Aprendizagem Baseada em Jogos acredita-se que inovar em sala de aula será cada dia mais fácil e prazeroso para professores e alunos.-
Formato: dc.format1 arquivo ( p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos - Ensino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Título: dc.titleProposta pedagógica para o ensino e aprendizagem baseada em jogos educativos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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