Desempenho acadêmico em disciplinas de algoritmos e programação e a evasão nos cursos de licenciatura em computação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986--
Autor(es): dc.contributorTostes, Raimundo Alberto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorKrzyzanowski, Lucas Pedroso, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:12:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:12:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68731-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Carlos Roberto Beleti Junior-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Raimundo Alberto Tostes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O primeiro contato com disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores possibilita o desenvolvimento de algumas competências necessárias aos estudantes, como o raciocínio lógico, interpretação de texto e pensamento computacional, tornando essas disciplinas essenciais na formação dos estudantes. O estudo de uma linguagem de programação possui uma curva de aprendizado lenta e necessita de empenho e prática dos alunos, pois as dificuldades podem desmotivar os alunos gerando reprovações e evasões. Este trabalho apresenta um estudo referente aos cursos de licenciatura na área da Computação no Brasil, com o objetivo de analisar as primeiras disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores e seus componentes curriculares, bem como as taxas de aprovação, reprovação e evasão dessas disciplinas, buscando analisar sua relação com os elevados índices de evasão nos cursos. Também foram estudados os cursos de licenciatura da área da Computação ativos no Brasil, com foco naqueles com data de criação anterior ou igual ao ano de 2014, caracterizados como gratuitos e com o Conceito de Curso (CC) ou Conceito Preliminar de Curso (CPC) superior ou igual a três, conforme recomendação do Ministério da Educação. Além disso, foram analisados os dois cursos de graduação de Licenciatura em Computação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com suas disciplinas introdutórias de Algoritmos e Programação, verificando assim os índices de reprovação na disciplina e sua relação com a evasão dos alunos nos cursos. Os resultados apontam que é significativa a evasão nos cursos da área da Computação no Brasil, alcançando 33% dos alunos ingressantes. Também se verifica uma evasão de 79% dos alunos não aprovados nas disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores nos campi do interior da UFPR. Conclui-se que o desempenho nas disciplinas introdutórias de Algoritmos e Programação de Computadores pode ser determinante para a permanência do estudante no curso e na universidade.-
Formato: dc.format1 arquivo ( p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComputaçao - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos de computador-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de programaçao (Computadores) - Estudo e ensino-
Título: dc.titleDesempenho acadêmico em disciplinas de algoritmos e programação e a evasão nos cursos de licenciatura em computação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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