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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Rodrigo Clemente Thom de, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Miyamoto, Inês Barão Ferreira, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:15:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:15:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68729 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Rodrigo Clemente Thom de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado com o objetivo de fazer uma análise de aprendizagem relativa à aplicação da metodologia Hands- on-Tec no ensino de Ciências da Natureza a alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental I, de uma instituição de ensino não formal e de outra de ensino formal. Particularmente, pretendeu-se avaliar as contribuições da metodologia sobre aspectos comportamentais, econômicos e de fluência tecnológica. Para isso, dados demográficos, econômicos, de fluência tecnológica e comportamentais foram coletados, por meio de observação e questionários sobre a aplicação da Hands-on-Tec. A partir das respostas, criou-se uma tabela com 48 instâncias, correspondendo a cada criança, e 25 colunas, correspondendo aos atributos. As variáveis de saída são: "Concentração Melhorou", "Conversa Menos", "Comportamento Casa Melhorou", "Concentração Maior Usando Tecnologias", "Uso Tecnologias Melhorou", "Aprende Melhor Com Tecnologias", "Usa Tecnologias Sem Ajuda" e "Usa Tecnologias Fora Da HoT". Aplicaram-se pré-processamentos e, posteriormente, algoritmos de mineração para classificação dos oito conjuntos de dados, um para cada variável de saída. Foram utilizados os seguintes classificadores: OneR, JRip, J48, Random Tree, Logistic, Multilayer Perceptron, SMO e Naive Bayes. Observou-se que os quatro primeiros algoritmos mencionados obtiveram o melhor desempenho, no geral. Concluiu-se que a metodologia influenciou positivamente no comportamento e concentração, mas principalmente na fluência tecnológica. Espera-se que o trabalho possa, futuramente, auxiliar e orientar educadores que tenham pretensão de utilizar a Hands-on-Tec com os seus alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineração de dados (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Novas tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Análise de aprendizagem da metologia hands-on-tec baseada na mineração de dados : um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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