Análise de aprendizagem da metologia hands-on-tec baseada na mineração de dados : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Rodrigo Clemente Thom de, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorMiyamoto, Inês Barão Ferreira, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68729-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Rodrigo Clemente Thom de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado com o objetivo de fazer uma análise de aprendizagem relativa à aplicação da metodologia Hands- on-Tec no ensino de Ciências da Natureza a alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental I, de uma instituição de ensino não formal e de outra de ensino formal. Particularmente, pretendeu-se avaliar as contribuições da metodologia sobre aspectos comportamentais, econômicos e de fluência tecnológica. Para isso, dados demográficos, econômicos, de fluência tecnológica e comportamentais foram coletados, por meio de observação e questionários sobre a aplicação da Hands-on-Tec. A partir das respostas, criou-se uma tabela com 48 instâncias, correspondendo a cada criança, e 25 colunas, correspondendo aos atributos. As variáveis de saída são: "Concentração Melhorou", "Conversa Menos", "Comportamento Casa Melhorou", "Concentração Maior Usando Tecnologias", "Uso Tecnologias Melhorou", "Aprende Melhor Com Tecnologias", "Usa Tecnologias Sem Ajuda" e "Usa Tecnologias Fora Da HoT". Aplicaram-se pré-processamentos e, posteriormente, algoritmos de mineração para classificação dos oito conjuntos de dados, um para cada variável de saída. Foram utilizados os seguintes classificadores: OneR, JRip, J48, Random Tree, Logistic, Multilayer Perceptron, SMO e Naive Bayes. Observou-se que os quatro primeiros algoritmos mencionados obtiveram o melhor desempenho, no geral. Concluiu-se que a metodologia influenciou positivamente no comportamento e concentração, mas principalmente na fluência tecnológica. Espera-se que o trabalho possa, futuramente, auxiliar e orientar educadores que tenham pretensão de utilizar a Hands-on-Tec com os seus alunos.-
Formato: dc.format1 arquivo ( p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de dados (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Novas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleAnálise de aprendizagem da metologia hands-on-tec baseada na mineração de dados : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.