Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Raimundo Alberto Guedes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Joschua Rezende da, 1997- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:11:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:11:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68728 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68728 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Raimundo Alberto Tostes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Na atualidade muito se fala sobre uma educação democrática, e que o compartilhamento se faz necessário para novos avanços tecnológicos e do conviver em sociedade. Os Recursos Educacionais Aberto (REA), abre espaço para a produção de novos conhecimentos a partir de seu compartilhamento. Promove uma aprendizagem aberta e flexível. O termo REA pode ser referido a materiais criados com foco de ensino, pesquisa ou aprendizagem, em que possui suporte midiático. Portanto esses recursos incluem livros, softwares, artigos, planos de aula, conhecimento gerado por iniciação cientifica, ferramentas, técnicas de aprendizagem e muitos outros documentos a fim de apoiar e facilitar o acesso, à aprendizagem e conhecimento. Esses documentos e objetos criados estão sempre sob domínio licenciado ou público de maneira aberta, que pode ser modificado, compartilhado e utilizado por terceiros. O documento possui características específicas identificadas pelo criador para a manipulação e mixagem. Com as necessidades individuais, a fomentação dos REA se mostra uma boa alternativa para as práticas de agregação de conhecimento e a disseminação livre de conteúdos criados dentro de universidades brasileiras. Assim o presente estudo buscou mensurar se os docents da Universidade Federal do Paraná - Campus avançado em Jandaia do Sul se utilizam das práticas de criação de Recursos Educacionais Abertos, e o seu conhecimento sobre tal assunto. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - História - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais - Bibliografia | - |
Título: dc.title | Percepção dos docentes na Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul quanto a recursos educacionais abertos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: