Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Gabriel Jaime, 1998- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:16:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:16:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68727 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68727 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Carlos Roberto Beleti Junior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com a convergência tecnológica, inúmeros dispositivos foram desenvolvidos e em se popularizado. Nesse meio, se encontram os dispositivos conhecidos como Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things (IoT), que possibilitam a criação e desenvolvimento de ambientes interativos não se limitando apenas a computadores, mas sim incorporando conectividade com objetos do nosso dia a dia. A IoT se desdobra em diversos ramos e áreas de atuação, e uma dessas áreas é a Internet das Coisas Robóticas, do inglês, Internet of Robotic Things (IoRT), que está relacionada aos dispositivos inteligentes que são capazes de monitorar, captar e interpretar dados de diversas fontes de sensores, além de forjar a melhor ação para um determinado ambiente, e assim manipulá-lo. Outra área a ser relacionada a IoT é a Educação, visto que a maneira como a tecnologia transformou e moldou a sociedade visando auxiliar, simplificar e automatizar tarefas não deixou a escola para trás, auxiliando tanto como recurso educacional, quanto atuando como um facilitador no processo de ensino e de aprendizagem. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo construir um protótipo para auxiliar no ensino e também na popularização e divulgação de conceitos na área da Internet das Coisas e Internet das Coisas Robóticas. O desenvolvimento do protótipo foi concluído, porém observou-se que ele precisa ser aprimorado. Além disso, desenvolveu-se uma sequência didática para a utilização do protótipo, porém não foi possível aplicá-lo para mensurar a sua eficácia como instrumento de auxilio no processo de ensino e aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet das coisas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Internet das coisas robóticas aplicadas ao ensino de programação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: