Internet das coisas robóticas aplicadas ao ensino de programação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorAlves, Gabriel Jaime, 1998--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:16:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:16:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68727-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68727-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Carlos Roberto Beleti Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Com a convergência tecnológica, inúmeros dispositivos foram desenvolvidos e em se popularizado. Nesse meio, se encontram os dispositivos conhecidos como Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things (IoT), que possibilitam a criação e desenvolvimento de ambientes interativos não se limitando apenas a computadores, mas sim incorporando conectividade com objetos do nosso dia a dia. A IoT se desdobra em diversos ramos e áreas de atuação, e uma dessas áreas é a Internet das Coisas Robóticas, do inglês, Internet of Robotic Things (IoRT), que está relacionada aos dispositivos inteligentes que são capazes de monitorar, captar e interpretar dados de diversas fontes de sensores, além de forjar a melhor ação para um determinado ambiente, e assim manipulá-lo. Outra área a ser relacionada a IoT é a Educação, visto que a maneira como a tecnologia transformou e moldou a sociedade visando auxiliar, simplificar e automatizar tarefas não deixou a escola para trás, auxiliando tanto como recurso educacional, quanto atuando como um facilitador no processo de ensino e de aprendizagem. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo construir um protótipo para auxiliar no ensino e também na popularização e divulgação de conceitos na área da Internet das Coisas e Internet das Coisas Robóticas. O desenvolvimento do protótipo foi concluído, porém observou-se que ele precisa ser aprimorado. Além disso, desenvolveu-se uma sequência didática para a utilização do protótipo, porém não foi possível aplicá-lo para mensurar a sua eficácia como instrumento de auxilio no processo de ensino e aprendizagem.-
Formato: dc.format1 arquivo ( p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInternet das coisas-
Palavras-chave: dc.subjectRobotica-
Palavras-chave: dc.subjectInternet - Estudo e ensino-
Título: dc.titleInternet das coisas robóticas aplicadas ao ensino de programação-
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