A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware

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Autor(es): dc.contributorBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68726-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Carlos Roberto Beleti Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O estudo da computação pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades na análise de problemas e na proposição de soluções computacionais. O curso de Licenciatura em Computação, apresenta algumas possibilidades de ensino como a educação em ambientes formais e em ambientes não formais. Essa pode ser realizada em ambientes como museus, oficinas de Ciências, intervenções públicas, entre outros. Nesses espaços, pode-se utilizar estratégias tais como o uso de jogos digitais e não digitais como ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de jogos não digitais e de tabuleiro no ensino de Ciência da Computação, especialmente sobre hardware para a educação básica. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro utilizando conceitos computacionais sobre hardware. Após seu desenvolvimento, houve a aplicação em quatro escolas públicas da cidade de Jandaia do Sul e região, com um total de 56 alunas e alunos com idades entre 9 e 17 anos. Os resultados foram coletados por meio de rubricas avaliativas aplicadas as alunas e alunos e aos avaliadores a fim de aferir a relevância dessas atividades para a aprendizagem e assimilação de conceitos de hardware. Nesse sentido, o jogo desenvolvido, "LC MEGAMENTE", alcançou média geral acima de 4 (avaliações entre 1 – muito pouco e 5 – excelente) em todos os requisitos considerados como essenciais para que um jogo possa ser utilizado no ensino. Com esses resultados, pretende-se contribuir com considerações sobre ludicidade, discutindo especificamente as possibilidades de uso de jogos não digitais, como jogos de tabuleiro, como ferramenta para o ensino de hardware na educação básica dentro do ambiente escolar.-
Formato: dc.format1 arquivo ( p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComputaçao - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiro-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas-
Título: dc.titleA Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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