Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Ruiz, Linnyer Beatrys | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, André Pinto, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:13:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:13:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68725 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Me. Carlos Roberto Beleti Junior | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com a evolução da Internet e outras tecnologias como as Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), surgiu um novo paradigma denominado Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT). Esse paradigma tem como objetivo interconectar objetos entre si e com pessoas, por meio de tecnologias de transmissão de dados e diversos sensores e atuadores. Com essas tecnologias e, uma infraestrutura capaz de gerenciá- los, esses objetos se tornam "inteligentes". Nos últimos anos, tem sido crescente as iniciativas de introduzir a IoT nas escolas, modificando não somente sua estrutura física mas, também, inserindo-a como uma ferramenta para o auxílio em diversas atividades de ensino interdisciplinar. Somado a isso, com a introdução da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Básica, espera-se que os alunos desenvolvam um total de 10 competências gerais ao longo dos anos escolares, e duas dessas competências estão fortemente relacionadas com a utilização das tecnologias. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos básicos de IoT, para alunas e alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Jandaia do Sul. Para demonstrar tais conceitos, foi desenvolvida uma abordagem didático-pedagógica composta por duas sequências didáticas, utilizando como base um protótipo de casa inteligente. Com os componentes do protótipo, foi possível demonstrar conceitos da Física como ondulatória e o efeito fotoelétrico, relacionando-os com o cotidiano das alunas e dos alunos. Ao início e ao fim de cada sequência didática, foi aplicada uma avaliação em forma de quiz, com objetivo de compará-las posteriormente. Com a análise dos dados, pode-se observar que, em média, houve um aumento nas respostas corretas entre uma avaliação e outra, indicando uma tendência de aprendizado por parte dos alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet das coisas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet e adolescentes | - |
Título: dc.title | Internet das coisas : uma proposta de ensino na educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: