A valorização da mulher docente na pauta sindical

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Autor(es): dc.contributorFerraz, Marcos, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMendes, Karoliny, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:14:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:14:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68715-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Alexandre Ferraz-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 76-80-
Descrição: dc.descriptionResumo: A docência é uma profissão constituída, segundo teorias da divisão sexual do trabalho, como um trabalho a ser desempenhado por mulheres, pois, conforme pensamentos essencialistas, a mulher tem pré requisitos biológicos que lhe dão aptidão a trabalhos que precisem de cuidados e afetividade, características maternais. No Brasil e em praticamente todo Ocidente, a docência é uma profissão feminilizada e feminizada. O sindicato é um aparato ao trabalhador que possui características burocrático e classista, tendo como finalidade mediar a relação do trabalhador, que como indivíduo único não possui os meios para o enfrentamento ao padrão: o detentor nos meios de produção. A presente pesquisa tem a pretensão de entender como a APP- Sindicato, sindicato que representa os docentes do estado do Paraná, incorpora a feminilização da profissão docente como elemento de análise. Foram realizadas análises documentais em resoluções congressuais dos anos de 2007, 2012 e 2017. Palavras-chave: Valorização Docente. Feminização. Feminilização. Sindicato. APPSindicato. Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Teaching is a qualified profession, according to theories of the division of sex work, as work done by women, because, according to essentialist thinking, the woman has biological prerequisites that deal better with activities that need treatment and affection, attributes considered maternal in nature. In Brazil and practically every West, is a feminized the profession. The union is a device that has characteristics bureaucratic and is the institution that mediates relationship in between the working class and the boss. This research aims to understand how the APP- Sindicato, which represents the elementary school teaches and the high school of the state of Paraná, incorporates the feminization of the profession as an element of analysis. Documentary analysis was performed in congressional resolutions from 2007, 2012, 2017. Keywords: Teacher Appreciation. Feminization. Union of teachers. APP- Sindicato. Educational policies.-
Formato: dc.format80 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Palavras-chave: dc.subjectSindicatos - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA valorização da mulher docente na pauta sindical-
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