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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Abe, Lina Assumi, 1975- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:16:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:16:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68708 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 24/04/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 109-114 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O pareamento rítmico refere-se a situações de escuta em que o ritmo da música influencia algum ritmo interno do corpo do ouvinte (por exemplo: batimentos cardíacos) e este se ajusta com a periodicidade da música, evocando, assim, uma emoção. O objetivo deste trabalho é verificar as respostas emocionais sentidas de ouvintes em função da ativação do pareamento rítmico em trechos de música instrumental brasileira. Na primeira fase do experimento, 139 participantes ouviram 30 trechos de música instrumental brasileira e estrangeira de aproximadamente 20 a 38 segundos de duração apresentados em ordem aleatória. Após ouvir cada trecho, os ouvintes preencheram a GRUMEC-SCALE, uma escala referente à ativação de mecanismos subjacentes que pode ocorrer durante a escuta musical. Além dela, uma escala de intensidade em relação ao nível de pareamento rítmico ocorrido em cada escuta também foi utilizada. Um Chi-square test apontou que alguns trechos musicais ativaram o pareamento rítmico nos participantes. Destes, sete foram selecionados para a segunda fase do experimento, que contou com 14 trechos musicais, divididos em dois grupos: sete trechos-controle não acionadores de pareamento rítmico empregados em estudos prévios e sete trechos-experimentais, acionares de pareamento rítmico, selecionados a partir do experimento anterior. Nessa fase, 219 participantes escutaram trechos musicais e, logo em seguida a cada escuta, responderam uma escala referente a emoções sentidas, níveis de atividade fisiológica, valência afetiva e familiaridade musical. Os resultados indicaram que características rítmicas da música como compassos simples, pulsação bem marcada, ritmos sincopados, articulações em staccato e intensidade forte, foram comuns entre os trechos que acionaram o pareamento rítmico. Este mecanismo teve associação com a emoção "alegria-empolgação" e com a indução de movimentos corporais no ouvinte: quanto mais os ouvintes acompanhavam a música com alguma parte do corpo, maior era a intensidade da emoção "alegria-empolgação" por eles sentida. Palavras-chave: (1) Música e emoção; (2) Pareamento rítmico; (3) Música instrumental brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The rhythmic entrainment refers to listening situations in which the rhythm of the music has an influence on some internal rhythm of the listener's body (e.g.: heartbeat) and it matches the periodicity of the music, evoking, thus, an emotion. The purpose of this work was to verify the emotional responses felt by listeners as a result of the activation of rhythmic entrainment in excerpts of Brazilian instrumental music. In the first phase of the experiment, 139 participants listened to 30 pieces of Brazilian and foreign instrumental music, with approximately 20 to 38 seconds long, presented in randomly. After listening to each excerpt, listeners filled out the GRUMEC-SCALE, a scale referring to the activation of underlying mechanisms that can occur when listening to music. In addition, an intensity scale in relation to the level of rhythmic entrainment that occurred in each listening was also used. A Chisquare test showed that some musical excerpts activated rhythmic entrainment in the participants. Seven of such excerpts were selected for the second phase of the experiment, which included 14 musical excerpts, divided into two groups: seven nonrhythmic entrainment excerpts used in previous studies and seven rhythmic entrainment experimental excerpts, selected from the previous experiment. In this stage, 219 participants listened to musical excerpts and, immediately after, answered a scale concerning the emotions felt, levels of arousal, affective valence and musical familiarity. Results indicated that rhythmic characteristics of the music, such as simple measures, a well-marked pulse, syncopated rhythms, staccato articulations and strong intensity, were common factors among the excerpts that activated rhythmic entrainment. This mechanism was associated with the "happiness-elation" emotion and induction of body movements in listeners: the more they followed the music with some part of the body, the greater the intensity of the "happiness-elation" emotion was felt by them. Keywords: (1) Music and emotion; (2) Rhythmic entrainment; (3) Brazilian instrumental music. | - |
Formato: dc.format | 149 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | A influência do pareamento rítmico sobre respostas emocionais sentidas em trechos de música instrumental brasileira | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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