Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peters, Ana Paula, 1993- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Camile Tatiane Oliveira, 1984- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:54:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:54:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68707 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68707 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Peters | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 03/04/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 112-119 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação Musical e Cognição | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa propõe e analisa o repertório do choro na construção do conhecimento musical no contexto da educação básica. Entre os primeiros gêneros da música popular brasileira, o choro é um gênero predominantemente instrumental que pode ser explorado na sala de aula. A partir da audição musical ativa de Wuytack e Palheiros (1995) buscou-se preservar o caráter vivencial do choro e estimular a aprendizagem por meio da interação nas atividades de apreciação musical. A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986) é o referencial que fundamentou a prática desenvolvida, bem como análise de dados. Foi realizada uma pesquisa-ação com uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba. O choro foi o repertório das propostas de apreciação musical ativa, e um questionário verificou o desenvolvimento dos elementos do discurso musical: materiais sonoros, caráter expressivo e forma antes e após as aulas ministradas. A análise quantitativa e qualitativa mostrou que o choro pode contribuir para o ensino e aprendizagem musical no ensino básico. Com isso, busca-se fornecer horizontes para que a música brasileira integre currículos e práticas escolares e que o desenvolvimento musical ocorra por meio do envolvimento ativo com a música. Palavras-chave: choro; educação musical escolar; apreciação musical ativa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research proposes and analyzes the repertoire of choro in the construction of musical knowledge in the context of basic education. Among the first genres of Brazilian popular music, choro is a predominantly instrumental genre that can be explored in the classroom. Based on the active musical appreciation of Wuytack and Palheiros (1995), we sought to preserve the experiential character of choro and encourage learning through interaction in the activities of musical appreciation. The Spiral Theory of Music Development by Swanwick and Tillman (1986) is the reference that founded the developed practice, as well as data analysis. An action research was carried out with a class from the early years of elementary school in a municipal school in Curitiba. Choro was the repertoire of proposals for active musical appreciation, and a questionnaire verified the development of the musical discourse, sound material, expressive character and form before and after the classes taught. Quantitative and qualitative analysis showed that choro can contribute to the teaching and learning of music in basic education. With this, we seek to provide horizons for Brazilian music to integrate curricula and school practices, and for the construction of knowledge to occur through active involvement with music. Keywords: choro; music education in the school; active musical appreciation | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Choro (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao musical | - |
Título: dc.title | O choro na educação básica : a construção do conhecimento musical por meio da apreciação do repertório do choro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: