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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Cons, Thais Rodrigues, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:11:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:11:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68695 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68695 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 02/04/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 228-237 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA), o primeiro writing center (centro de escrita) do Brasil, é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua proposta é de atender a comunidade em demandas de escrita acadêmica e publicações, oferecendo revisão de texto, tradução de artigos e sessões de assessoria individualizada. As assessorias, tema central do presente trabalho, são consultorias individuais prestadas pelos membros da equipe do writing center à comunidade (FARREL et al, 2015), com o objetivo de auxiliar os autores no processo de escrita de seus trabalhos em andamento. Apesar dos estudos sobre assessorias ser uma área consolidada na literatura sobre writing centers, no contexto local e brasileiro, essa ainda é uma área inexplorada. A presente pesquisa investiga as sessões de assessoria que acontecem no contexto do CAPA, buscando compreender as contribuições desse processo nas identidades e práticas das assessoras e assessorandas. Utilizo como aparato teórico os estudos de identidade e escrita (IVANI?, 1998; NORTON, 1995), concepções pós-estruturalistas de língua (JORDÃO, 2006) e relações de poder (BOURDIEU, 1991), bem como faço uma revisão de literatura utilizando estudos advindos da literatura dos writing centers (MURRAY, 2014; MCCARTHY; O'BRIEN, 2008). Esta pesquisa está inserida na Linguística Aplicada e tem cunho etnográfico. A primeira etapa de geração de dados consistiu em observações de sessões de assessoria, com o posterior recorte de três relações assessora-assessoranda, que se reuniam em assessorias recorrentes. Conduzi, então, entrevistas semi-estruturadas com essas 6 participantes a fim de construir um estudo de caso múltiplo (cf. ENGLANDER, 2009; HANEDA, 2005). Através da composição de narrativas (PAIVA, 2008) advindas das observações e das entrevistas, analiso os dados para discutir como as identidades e práticas das assessoras e assessorandas são influenciadas por esse processo. De maneira geral o estudo conclui que as práticas de assessoria do CAPA são diversas e não monolíticas, e que as relações assessorasassessorandas são caracterizadas por dinâmicas únicas. A partir dos temas principais que perpassam os dados, construo cinco categorias de análise para entender como as identidades e práticas das participantes são modificadas através do processo de assessoria. Essas categorias se relacionam com: 1) as múltiplas identidades que as participantes assumem nesse processo; 2) a construção de suas vozes autorais e identidades discursivas; 3) suas experiências biográficas; 4) a presença/ausência do orientador no processo e 5) as pressões e a saúde mental. Palavras-chave: Writing center; Identidade; Escrita; Tutorias. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Academic Publishing Advisory Center (CAPA), the first writing center in Brazil, is a Supplementary Organ of the Human Sciences Sector of the Federal University of Parana (UFPR). Its purpose is to serve the community in the demands of academic writing and publications, providing editing, translation, and peer-tutoring sessions. Tutoring sessions, which are the central theme of the present work, are individual consultations provided by members of the writing center team to the academic community (FARREL et al, 2015), with the purpose of assisting the authors in the writing process of their papers. Although peer-tutoring studies are a consolidated area in the writing center literature, it is still an understudied area in the local and Brazilian context. This research endeavor aims to investigate the tutoring sessions that take place in the context of CAPA, seeking to understand the impacts of this process on the identities and practices of both tutors and tutees. The main theoretical framework used in this study encompasses identity and writing studies (IVANI?, 1998; NORTON, 1995), post-structuralist conceptions of language (JORDÃO, 2006) and power relations (BOURDIEU, 1991), as well as a literature review encompassing studies from the writing center literature (MURRAY, 2014; MCCARTHY; O'BRIEN, 2008). This study is inserted in the field of Applied Linguistics and has an ethnographic nature. The first stage of data generation consisted of tutoring session observation. Three tutor-tutee recurrent relationships were selected for analysis. Semi-structured interviews were carried out with these 6 participants to build a multiple case study (ENGLANDER, 2009; HANEDA, 2005). Through the composition of narratives (PAIVA, 2008) drawing from the observations and interviews, data is analyzed to discuss how consultant's and writer's identities and practices are modified through this process. Overall results of the analysis suggest that CAPA's practices are diverse and non-monolithic. In addition, tutortuttee relationships are characterized by their unique dynamics. Five main themes of analysis derive from data, and these themes relate to: 1) the multiple identities that the participants assume in this process; 2) the construction of their authorial voices and discursive identities; 3) their biographical experiences; 4) the presence/absence of the advisor in the process and 5) the pressures and mental health. Keywords: writing center; identity; writing; tutoring sessions. | - |
Formato: dc.format | 239 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicações cientificas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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