Mulheres indígenas e seus percursos acadêmicos : olhares plurais sobre a experiência Kaingang na UFPR

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Autor(es): dc.contributorLima, Edilene Coffaci de, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lays Gonçalves da, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68693-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Edilene Coffaci de Lima-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia,... Defesa : Curitiba, 11/11/19-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 238-246-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa visa contribuir com as reflexões contemporâneas sobre a presença indígena e sua permanência nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, tendo como base a análise dos caminhos traçados por mulheres Kaingang no percurso universitário. O estudo busca aprofundar compreensões do tema a partir de uma abordagem etnográfica, observando situações constituintes do período de experiência universitária destas indígenas. O trabalho tem como sujeitas ingressas que entraram pelo Vestibular Interinstitucional dos Povos Indígenas do Estado do Paraná, do qual a UFPR participa desde 2004. Apresento as interlocutoras de forma individual, diante da dispersão de distribuição de vagas em cursos e campi diferentes. Sigo-as nas dinâmicas das disciplinas dos cursos, apresentações de TCCs, congressos acadêmicos, entre outros. Tais momentos se destacaram pois se apresentaram durante a pesquisa como espaços onde, por meio de suas falas e escritas acadêmicas, as interlocutoras se identificam como um sujeito pertencente a um coletivo social. A pesquisa demonstrou que tal percepção sobre si mesmas contribui para a permanência destas indígenas no ambiente acadêmico. A etnografia também foi conduzida pelo acompanhamento de eventos com participação e temática indígena na UFPR, dos quais as interlocutoras participaram de forma ativa, e em eventos nos territórios indígenas. Estes espaços se revelaram constitutivos de sua formação, enquanto encontros, coletividade, e a continuidade da construção destas pessoas Kaingang e expressam a continuidade de seus territórios até a UFPR. As discussões em seus TCCs foram como extensão de preocupações que emergem dos territórios sob a ótica de uma nova forma de conhecimento: o acadêmico. E ainda, os temas que aparecem nos escritos acadêmicos se coadunam com os emergidos nas oralidades de outros indígenas nos eventos. A confluência de temas e pessoas em diferentes espaços e semelhantes expressões fazem destas mulheres, portanto, interlocutoras em suas comunidades, e ao mesmo tempo, interlocutoras indígenas no espaço universitário. Palavras-chave: Mulheres indígenas; Ensino superior; Permanência universitária; Kaingang.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to contribute to contemporary reflections on the indigenous presence and their permanence in Brazilian Higher Education Institutions, based on the analysis of the paths traced by Kaingang women in the university course. The study seeks to deepen understandings of the theme from an ethnographic approach, observing situations that constitute the period of university experience of these indigenous people. The researches subject's are women that entered through the Interinstitutional Vestibular of the Indigenous Peoples of the State of Paraná, in which UFPR participates since 2004. I present the interlocutors individually, in view of the dispersion of the distribution of places in different courses and campuses. I follow them in the dynamics of course subjects, presentations of TCCs, academic congresses, among others. I analyze these moments because they presented themselves during the research as spaces where the interlocutors identify themselves as a subject belonging to a social collective through their academic speeches and writings. The research afirm that this perception contributes to the permanence of indigenous people in the academic environment. Ethnography was also conducted by monitoring events that took place during the research period with participation and indigenous themes, in the territories and at UFPR, in which the interlocutors actively participated. These spaces proved to be constitutive of their formation and strengthening as indigenous, as they involve the meeting, the collectivity, and the continuity of the construction of these Kaingang people and they were a expression of the extension of their territories to UFPR. The themes that appear in academic writings are consistent with those that emerged in their territories, but from a new knowledge form: the knowlegde academic. And the themes until seem with the discusion and oralities of others indigenous participants in events in UFPR. The confluence of similar interests in diferentes spaces make these women, therefore, interlocutors for new knowledge in their communities, and Kaingang interlocutors in the university space. Key-words: Indigenous women; Higher education; University permanence; Kaingang.-
Formato: dc.format251 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia-
Palavras-chave: dc.subjectIndígenas-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitarias - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectIndios Kaigang - Paraná-
Título: dc.titleMulheres indígenas e seus percursos acadêmicos : olhares plurais sobre a experiência Kaingang na UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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