A experiência de apreciação de música de concerto (música erudita) na exibição de desenhos animados : possibilidades pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLüders, Valéria, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Lincoln Thiengo, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:14:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:14:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68692-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68692-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Valéria Lüders-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 13/04/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 168-174-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral proposto para esta pesquisa (Parecer CEP/SD/UFPR n. 3.328.684, de 16/05/2019), foi o de estudar o uso de desenhos animados com música de concerto como material pedagógico de apreciação musical com crianças de três a sete anos de idade. Os objetivos específicos foram: 1) observar a participação e o interesse dos alunos pela atividade de apreciação musical com desenhos animados com música de concerto; 2) conhecer as percepções dos alunos referentes às relações entre imagem e música nestes desenhos; e 3) conhecer as percepções dos alunos referentes aos elementos musicais presentes nestes desenhos. Sendo uma arte baseada na organização dos sons, a música foi feita para ser soada e ouvida. Neste sentido, Swanwick (1979, p.43) afirma que a apreciação musical "é a razão central da existência da música e o objetivo último e constante da Educação Musical". Considerando isso, foi realizada uma pesquisa participante de natureza qualitativa na qual desenhos animados com música de concerto foram utilizados nas aulas de música como atividade de apreciação. Foi desenvolvido um protocolo ao longo de sete aulas no qual os alunos ouviram obras de concerto com e sem as animações. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas em grupo e por meio da observação participante do professor/pesquisador. Entendendo que as linguagens das animações se comunicam de diversas maneiras com o universo infantil, por intermédio da linguagem lúdica, cômica e fantástica, a hipótese deste estudo foi a de que os desenhos animados com música de concerto poderiam ser utilizados na Educação Musical como uma atividade direcionada de apreciação. Os resultados apontaram que, após assistirem às animações, os alunos foram capazes de citar instrumentos, andamentos, dinâmicas e as relações entre som e imagem, além de entoarem alguns trechos melódicos. A aplicação destes desenhos em aula auxiliou no trabalho de apreciação musical com música de concerto, envolvendo as crianças e desenvolvendo seus conhecimentos musicais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The main objective proposed for this research (Parecer CEP/SD/UFPR n. 3,328,684, de 16/05/2019), was to study the use of classical music cartoons like an educational material for music appreciation with children from three to seven years old. The specific objectives were: 1) observe students participation and interest about music appreciation activity with classical music cartoons; 2) know the students perceptions regarding the relations between image and music in these cartoons; and 3) know the students perceptions regarding the music elements in these cartoons. Being an art based on the sound organization, the music was made to be played and listened. In this sense, Swanwick (1979, p.43) states that music appreciation "is the central reason for the existence of music and the ultimate and constant goal of Music Education". In view of this, we conducted here a participant research by a qualitative approach, where classical music cartoons were used in music classes like a music appreciation activity. A protocol was developed over seven classes, where the students listened to classical music with and without these cartoons. The data was collected through group semi-structured interviews also participating observations made by teacher/researcher. Considering that cartoons languages communicate by many ways with children's universe, through a playful, comical and fantastic language, the hypothesis of this study was that classical music cartoons could be used for Music Education like a guided activity for music appreciation. The results showed that, after watching these videos, the students were able to cite instruments, tempos, dynamics and the relations between sound and image, and also to sing some melodic passages. The use of these cartoons in the classes helped for the classical music appreciation work, engaging the children and developing their music knowledges.-
Formato: dc.format178 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA experiência de apreciação de música de concerto (música erudita) na exibição de desenhos animados : possibilidades pedagógicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.