Estrutura de mercado das empresas automobilísticas : análise da concentração no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Mayla Cristina, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Autor(es): dc.creatorNeto, Rosiclea Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68657-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Mayla Cristina Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo :O atual cenário econômico mundial é marcado pelo acirramento da concorrência entre empresas, devido à globalização dos mercados. Nesse ambiente competitivo, as ferramentas gerenciais utilizadas são essenciais para a tomada de decisões das organizações. As indústrias automobilísticas têm sofrido várias mudanças no mercado, ao longo dos últimos dez anos, como consequência das turbulências da economia. O estudo tem como objetivo verificar a concentração no mercado por meio do índice HHI. Além de avaliar as estratégias das principais montadoras de veículos de passageiros no Brasil. Com este levantamento de dados, podemos ter informações coerentes para tomada de decisão, trazendo transformações significativas sem causar impactos, ou seja, que quebram paradigmas que venham a impacta vendas negativas nas indústrias. Espera-se que as montadoras estejam preparadas para esta revolução que se apresenta repleta de oportunidades, principalmente para aquelas que souberem se adaptar aos novos formatos de faturamento e de lucratividade, e para aquelas capazes de transformar o modelo de negócio tradicional a partir do entendimento do cenário atual e das projeções para o futuro. Por meio do cálculo baseando-se no faturamento de 2017 das vinte maiores empresas do setor, encontrou-se um índice alto e representativo de concentração nesse mercado, o que sugere a realização de novos estudos para a verificação dos aspectos que possam causar externalidades decorrentes desta concentração.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectAutomoveis - Comércio-
Título: dc.titleEstrutura de mercado das empresas automobilísticas : análise da concentração no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.