Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, José Frederico de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Fossati, Luiz Claudio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1992 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68648 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68648 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : José Frederico de Mello | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação,Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Educação Ambiental está sendo implementada no ensino de 1º grau nas nas escolas brasileiras via legislação pertinente em todos os níveis e pela pressão social sobre os assuntos do meio ambiente. Não se conhece a melhor maneira de implementar a Educação Ambiental e, quem pode definir a questão é o próprio estafe escolar, através de um levantamento de seu posicionamento. O principal objetivo deste trabalho, foi determinar a concepção e o posicionamento do estafe escolar frente as tendências de metodologias de ensino para Educação Ambiental no currículo escolar de 1º grau, visando elucidar uma proposta vinda da comunidade. Para coleta de dados foram feitos questionários diferentes, com perguntas comuns aos componentes do estafe: professores, alunos, administração das escolas, lideranças comunitárias ligadas a educação, especialistas de' ensino e ambientalistas que posicionaram-se por implementar a Educação Ambiental no 1º grau em Canoinhas, como conteúdo de todas as disciplinas, interdisciplinarizada, considerando-a muito importante, devendo ser iniciada desde o pré-escolar e preparando o professor para tal. | - |
Formato: dc.format | 68 f. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de primeiro grau - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores - Escola | - |
Título: dc.title | O estafe escolar e a educação ambiental no currículo de 1º grau | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: