Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLuz, Araci Asinelli da, 1948--
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Heuzer Saraiva-
Autor(es): dc.contributorMota, Casemiro José-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino-
Autor(es): dc.contributorFundação Educacional do Norte Catarinense-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Liliam Maria Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:45:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:45:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Data de envio: dc.date.issued1992-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68646-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Mota-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Fundação Educacional do Norte Catarinense (em parceria com a Universidade Federal do Paraná), Setor de Educação, Curso de Especialização em Metodologia de Ensino-
Descrição: dc.descriptionResumo: A coleta de dados foi realizada em escolas estaduais e municipais de Três Barras, com o objetivo de verificar: a concepção de Ciência e do ensino de Ciências dos professores das series iniciais, a formação do professor em relação a complementação de estudos, como também as dificuldades metodológicas e de conteúdos do professor decorrentes de sua formação. Para obtenção dos dados utilizou-se, como instrumento, um questionário, sendo, que sua análise encontra-se dividida em duas partes: primeiramente os itens tabelados passíveis de quantificação e uma segunda etapa os itens discursivos dispostos em listas. Os resultados obtidos no presente estudo permitiram conclusões acerca da formação do professor e o processo de ensino de Ciências que se desenvolve nas series iniciais do ensino de 19 grau. Deste modo pode-se afirmar que os professores em sua maioria está consciente da importância do ensino de Ciências para o aluno de lê a 4ë series, no que se refere, ã possibilidade que oferece ã criança com relação ao seu conhecimento próprio e do mundo que a cerca, assim como desenvolve o interesse pela comprovação cientifica, contribuindo portanto na sua capacidade e senso crítico. Por outro lado, a ação pedagógica no cotidiano reflete a formação deficiente que esses professores adquiriram, pois vários são os indicadores de dificuldades em ensinar Ciências tais como a dependência a planejamentos e livros didáticos, inexistência de conhecimento científico bem como aplicação desse método. Enfim, tudo isso parece indicar a falta de domínio dos conteúdos de Ciências a serem transmitidos para os alunos. Em contra-partida, os professores apontam como dificuldade em ensinar Ciências a inexistência de recursos físicos e materiais adequados, assim como a falta de És oportunidade para atualização e cursos de aperfeiçoamento. É necessário, portanto, que o sistema educacional se preocupe com a reformulação dos programas e currículos dos cursos de habilitação, assim como oportunizar aos professores cursos de aperfeiçoamento e atualização.-
Formato: dc.format43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleInfluência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.