
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Heuzer Saraiva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mota, Casemiro José | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fundação Educacional do Norte Catarinense | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Liliam Maria Cardoso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:45:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:45:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1992 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68646 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68646 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Mota | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Fundação Educacional do Norte Catarinense (em parceria com a Universidade Federal do Paraná), Setor de Educação, Curso de Especialização em Metodologia de Ensino | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A coleta de dados foi realizada em escolas estaduais e municipais de Três Barras, com o objetivo de verificar: a concepção de Ciência e do ensino de Ciências dos professores das series iniciais, a formação do professor em relação a complementação de estudos, como também as dificuldades metodológicas e de conteúdos do professor decorrentes de sua formação. Para obtenção dos dados utilizou-se, como instrumento, um questionário, sendo, que sua análise encontra-se dividida em duas partes: primeiramente os itens tabelados passíveis de quantificação e uma segunda etapa os itens discursivos dispostos em listas. Os resultados obtidos no presente estudo permitiram conclusões acerca da formação do professor e o processo de ensino de Ciências que se desenvolve nas series iniciais do ensino de 19 grau. Deste modo pode-se afirmar que os professores em sua maioria está consciente da importância do ensino de Ciências para o aluno de lê a 4ë series, no que se refere, ã possibilidade que oferece ã criança com relação ao seu conhecimento próprio e do mundo que a cerca, assim como desenvolve o interesse pela comprovação cientifica, contribuindo portanto na sua capacidade e senso crítico. Por outro lado, a ação pedagógica no cotidiano reflete a formação deficiente que esses professores adquiriram, pois vários são os indicadores de dificuldades em ensinar Ciências tais como a dependência a planejamentos e livros didáticos, inexistência de conhecimento científico bem como aplicação desse método. Enfim, tudo isso parece indicar a falta de domínio dos conteúdos de Ciências a serem transmitidos para os alunos. Em contra-partida, os professores apontam como dificuldade em ensinar Ciências a inexistência de recursos físicos e materiais adequados, assim como a falta de És oportunidade para atualização e cursos de aperfeiçoamento. É necessário, portanto, que o sistema educacional se preocupe com a reformulação dos programas e currículos dos cursos de habilitação, assim como oportunizar aos professores cursos de aperfeiçoamento e atualização. | - |
| Formato: dc.format | 43 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Título: dc.title | Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: