A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHammerschmitt, Ida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sérgio Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68634-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmidt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: O aumento das situações de indisciplina interferindo no processo de ensino aprendizagem tem sido motivo de preocupações no trabalho dos gestores escolares. Ao tratarmos do tema em questão esperamos contribuir para o despertamento da comunidade escolar no enfrentamento dos problemas de indisciplina no contexto escolar. Realizou-se pesquisa em um colégio estadual, com turmas do ensino fundamental, entre professores e alunos, através de questionário constatando que a falta de conhecimento do Regulamento Interno da escola, a não exigência por parte dos professores no cumprimento das regras, insultos/apelidos entre alunos e insultos/apelidos entre aluno e professor são fatores que contribuem para a existência de atitudes indisciplinares. Acreditamos que o estabelecimento de regras e limites, bem como o acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos e metodologias de ensino diferenciadas poderão reduzir os casos de indisciplina na escola. São inúmeras as atividades elencadas no trabalho do gestor. A rotina é diária e a demanda crescente; o gestor é o profissional técnico-pedagógico que encaminha, dá pareceres, gerencia o ambiente escolar, ao mesmo tempo ele é o mestre de cerimônia e comprador; pois, ê ele quem administra os setores, coordena os trabalhos escolares, esmerase para que a legislação em vigor seja obsen/ada, além de ter grande parte de seu tempo utilizado na tentativa de resolver os casos de indisciplina dos alunos. No entanto, os dados levantados nos levam a acreditar que o gestor escolar necessita investir mais tempo na divulgação do Regulamento Interno da escola, conscientizando os professores da necessidade de diferenciação de metodologias e elaboração de regras com os alunos, bem como a efetivação das mesmas.-
Formato: dc.format37 f. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleA indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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