Indisciplina na sala de aula : uma breve análise

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Wilson João Marcionílio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho-
Autor(es): dc.creatorFreire, Selma Maria de Mello de S.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68633-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68633-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Wilson João Marcionílio Alves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo intitulado indisciplina na sala de aula: uma breve análise é resultado de uma pesquisa bibliográfica e observações realizadas na prática educacional na Disciplina de Educação Física desde o ano de 1991, e acompanhamentos em conselhos de classe realizados na escola. O trabalho tem como objetivo principal aprofundar estudos e ampliar os conhecimentos acerca do tema, de forma que sirvam de subsídio para a compreensão dos educadores, e que, sobretudo, possam ajudar a estabelecer melhor relacionamento entre alunos e professores, amenizando assim, a indisciplina na sala de aula. A indisciplina é um dos principais problemas da escola nos dias de hoje, e se torna fonte de estresses e frustrações dos profissionais da área educacional, pois estes sentem dificuldades no desempenho de sua função. Desta forma, justifica-se a escolha do tema, pois se percebe que é de fundamental importância para os educadores, de modo que, encontrando possíveis saídas, lhes venham de encontro às suas necessidades. Inicialmente o trabalho discorre sobre o olhar histórico da indisciplina na sala de aula, e, segue com o conceito proposto por alguns autores. Discorrem-se ainda, sobre os fatores intrínsecos do próprio aluno, os modelos de práticas docentes incluindo a relaçäo entre professores e alunos. Na sequência apresenta os dados levantados durante o projeto de intervenção, como: as características e possíveis causas da indisciplina, as consequências que podem estar trazendo ao aluno e ao professor, o que poderia ser feito para auxiliar na solução do problema, as possíveis ações e resultados esperados. E para concluir o trabalho descrevem-se em poucas linhas as considerações finais.-
Formato: dc.format[30 f.].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titleIndisciplina na sala de aula : uma breve análise-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.