Inovação dos modelos de negócios agroecológicos à luz das capacidades dinâmicas

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Autor(es): dc.contributorMay, Marcia Ramos, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorSchiavon, Olívia Prado, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:25:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:25:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68626-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68626-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Márcia Ramos May-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 02/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 152-165-
Descrição: dc.descriptionResumo: O aumento da atenção aos impactos ambientais do modelo convencional de agricultura resultou em mudanças substanciais nas diferentes dimensões do sistema agrícola, influenciando a trajetória do mercado de alimentos. A agroecologia como campo de estudo e tema de conscientização global foi ganhando atenção internacional. No Brasil o movimento da agricultura alternativa e o desenvolvimento de mercados de comércio justo, como as feiras, iniciou durante a década de 1980, e foi evoluindo com o passar dos anos. Essa trajetória, especificamente da região sul do Brasil, vêm chamando a atenção dos pesquisadores. Diante das incertezas sobre o desenvolvimento de mercados agroecológicos ao longo dos anos, o estudo buscou analisar e compreender como as Capacidades Dinâmicas contribuem para a Inovação dos Modelos de Negócios Agroecológicos, em específico os negócios de produção de orgânicos da Região Metropolitana de Curitiba participantes da Feira Orgânica do Passeio Público em Curitiba, Paraná. A perspectiva teórica das Capacidades Dinâmicas foi escolhida por abordar o desenvolvimento organizacional e estratégico, por meio da construção capacidades as quais são constantemente acessadas por meio de habilidades e processos adaptativos, integrando, construindo e reconfigurando competências, recursos e rotinas diante das dinâmicas de mercado e das mudanças ambientais. No desenvolvimento estratégico a busca por inovação tem ido além da presença de inovações tecnológicas nas empresas, mas também de transformações organizacionais, que influenciam a maneira pela qual elas desenvolvem suas trajetórias, se posicionam estrategicamente, criam e ofertam valor aos seus clientes, e consequentemente agregam valor ao negócio. Neste sentido, a perspectiva escolhida para complementar o estudo da Inovação do Modelo de Negócios apresenta um modelo de análise, o qual busca identificar os fatores dinâmicos que levam os gestores dos negócios a optar por inovar sua arquitetura de valor. A estratégia de pesquisa de estudo de casos múltiplos e a análise de conteúdo foram as escolhidas para fundar os procedimentos metodológicos deste estudo. Iniciou-se pelo delineamento dos Modelos de Negócios de quatro produtores participantes da feira, local onde ocorreram observações, com o intuito de visualizar a trajetória de cada caso, bem como sua interação na feira, identificando suas capacidades e atividades voltadas a gestão estratégica e administrativa. Na trajetória de dois dos casos verificou-se o desenvolvimento de capacidades de detecção de oportunidades e ameaças, aproveitamento das oportunidades, e reconfiguração de recursos tangíveis e intangíveis, as quais contribuíram para a inovação, reestruturação e transformação de diferentes aspectos da estrutura de valor dos negócios. Porém, não foi identificado esse desenvolvimento nos outros dois casos analisados. Buscando aprofundar estes aspectos, com o auxílio do software Atlas TI e da codificação dos dados, identificou-se fatores precedentes ao desenvolvimento estratégico. As dimensões macro e micro organizacionais, bem como a gestão de informações e a rede de relacionamentos foram aspectos da teoria identificados no campo como fatores precedentes, como a trajetória familiar tema emergente do campo. Esses fatores contribuintes e as peculiaridades levaram os negócios a trilharem caminhos diferentes de desenvolvimento estratégico. Palavras-chave: Inovação do Modelo de Negócio. Capacidades Dinâmicas. Agroecologia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Increased attention to the environmental impacts of the conventional model of agriculture has resulted in substantial changes in the further dimensions of the agricultural system, influencing the trajectory of the food market. Agroecology as a field of study and a global awareness issue gained international attention. In Brazil, the alternative agriculture movement and the development of trade markets, such as fairs, started during the 1980s, and have evolved over the years. This trajectory, specifically in the southern region of Brazil, has captivated the attention of researchers. Given the uncertainties about the advance of agroecological markets over the years, the study sought to analyze and comprehend how Dynamic Capabilities contribute to the Agroecological Business Models Innovation, specifically the organic production businesses of the Metropolitan Region of Curitiba marketers in the Organic Fair of Passeio Público in Curitiba, Paraná. The theoretical framework of Dynamic Capabilities was adopted because it addresses the organizational and strategical development, by constructing capacities that continuously accessed through adaptive skills and processes, integrating, building and reconfiguring skills, resources and routines in the face of market dynamics and environmental changes. In the strategic development the search for innovation has gone beyond the presence of technological innovations in companies, but also organizational transformations, which influence how they develop their trajectories, position themselves strategically, generate and offer value to their customers, and consequently attach value to the business. In this sense, the comprehensive perspective chosen to complement the study of Business Model Innovation presents an analysis model, which seeks to identify the dynamic factors that lead business managers to pick to innovate their value architecture. The research strategy of multiple case studies and content analysis were chosen to support the methodological procedures of this study. It began by outlining the Business Models of four producers and marketers in the fair, where observations took place, to visualize the trajectory of each case. As well as, by analyzing the market interaction at the fair, and by identifying their capabilities and activities aimed at strategic and administrative management. In the trajectory of two of the cases, there was the development of capacities for detecting opportunities and threats, taking advantage of opportunities, and reconfiguring tangible and intangible resources, which contributed to innovation, restructuring, and transformation of diverse aspects of the value structure of the business. However, this advance was unidentified in the other two cases analyzed. Seeking to deepen these aspects, with the help of Atlas TI software and data coding was identified factors precedent to strategic development. The macro and micro organizational dimensions, as well as information management and the relationship network, remain aspects of the theory identified in the field as precedent factors, as the family trajectory as an emerging theme of the field. These contributing factors and peculiarities have conducted businesses to follow distinct paths of strategic development. Keywords: Business Model Innovation. Dynamic Capabilities. Agroecology.-
Formato: dc.format173 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleInovação dos modelos de negócios agroecológicos à luz das capacidades dinâmicas-
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