How unethical brands motivate self-interested behavior of consumers

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorFrizzo, Francielle, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:33:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:33:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68625-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 19/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 52-58-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudos existentes têm documentado que fortes relacionamentos entre consumidores e marcas podem proteger uma marca das consequências negativas do seu comportamento antiético. A pesquisa atual investiga outro resultado possível para marcas que se envolvem em atividades éticas questionáveis: o potencial de influenciar a decisão subsequente de um consumidor. Em quatro estudos eu forneço suporte à minha previsão de que uma forte conexão com uma marca que se envolve em ações antiéticas desencadeia a conduta de interesse próprio dos consumidores em um domínio não relacionado a ação prévia da marca. Isso ocorre porque o sentimento de conexão entre a marca e o self aumenta a tendência dos consumidores em se empenharem em esforços de justificativa moral em nome da marca, e esse processo reduz os auto-impedimentos a comportamentos moralmente questionáveis e incentiva a conduta de interesse próprio em uma decisão subsequente. Concluo com uma discussão das implicações teóricas e gerenciais desta pesquisa. Palavras-Chave: conexão self-marca, comportamento antiético das marcas, comportamento de auto interesse, justificativa moral.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Existing studies have documented that strong consumer-brand relationships can protect a brand from negative consequences of the brand's unethical behavior. The current research investigates another possible outcome for brands that engage in questionable ethical activities: the potential to influence a consumer's subsequent decision. Across four studies, I provide support for my prediction that a strong connection to a brand that engages in unethical actions triggers consumers' selfinterested conduct in a domain unrelated to the brand's prior action. This occurs because the feeling of self-brand connection increases the tendency of consumers to engages in moral justification efforts on behalf of the brand, and this process reduces self-deterrents to morally questionable behaviors and encourages self-interested conduct in a subsequent decision. I conclude with a discussion of the theoretical and managerial implications of this research. Keywords: self-brand connection, brands' unethical behavior, self-interested behavior, moral justification.-
Formato: dc.format71 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMarcas-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleHow unethical brands motivate self-interested behavior of consumers-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.