
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Wilson João Marcionílio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Valdevino Maria dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68600 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68600 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Wilson João Marcionílio Alves | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A dissertação sobre o tema proposto abordou a indisciplina com enfoque do aluno que assim foi por ter problemas e por ser seu problema. Ao discorrer sobre esses enfoques, percebeu-se que ambos contribuíram para com a ruptura das regras sociais convencionais os quais ditaram como deviam ser as atitudes humanas para que pudessem ser considerados disciplinados. E, tais confirmações aconteceram, porque houve uma proposta de trabalho que abrangeu a pesquisa bibliográfica, conceitual, de causa e consequências, amparadas e ratificadas através de questionários entregues à supervisão, aos professores, aos pais e aos alunos, caracterizando, assim, a pesquisa de campo. Portanto, a organização dessa dissertação deu-se através de subtítulos como conceito histórico sobre a indisciplina e os rótulos atribuídos aos seres humanos - alunos, que foram caracterizados em vândalos, violentos e perturbadores da ordem; indisciplinados por tendência natural e indisciplinados por determinação do meio; a influência da indisciplina graças à: sociedade e escola, em que a culpabilidade estava sempre voltada aos amigos, mídia e meio; família em que esta estava preocupada com o filho e também com os afazeres fora de casa, principalmente a mulher. Também se observou que sempre ela, família, achou que a escola deveria resolver os problemas do filho, quando esse foi de ordem de educação e aprendizagem; relação professor e aluno que, registrou-se a contradição entre os encaminhamentos metodológicos e as expectativas dos alunos; relação aluno - aluno que enfatizou a convivência grupal, segundo o comportamento, e também a necessidade de se relacionar com o diferente; a indisciplina causada pelo aluno problema o problema dele, que evidenciou características patológicas, de conduta e da impossibilidade de adequação às normas sociais; concepção dos pesquisadores que, em síntese, argumentaram sobre os fatores de ordem cultural e social como base para o efeito indisciplina; medidas sócio-educativas que enfocaram leis, normativas e suas transformações com o passar do tempo e análise dos gráficos, a partir, da concepção do povo e da voz do povo, formado por supervisores, professores, pais e alunos. Logo, um dos maiores objetivos da dissertação monográfica foi, a partir de estudos bibliográficos e análise de dados via questionários, sugerir um trabalho disciplinar que evidenciou o real processo ensino - aprendizagem e, concomitantemente, o prazer de ser um "eterno aprendiz". | - |
| Formato: dc.format | 38 f. : il., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
| Título: dc.title | Indisciplina nas escolas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: